Após um início de partida divertido, perdendo no 'pedra, papel e tesoura' a possibilidade de iniciar o jogo sacando, o russo Andrey Rublev, 6º da ATP, superou o ex-top 3 e atual 84º, o suíço Stan Wawinka, em sua esteia no Masters de Madri.
Vindo do título no Masters de Monte Carlo, Rublev estreou diretamente na segunda rodada do toneio madrilenho onde é o quinto favorito e precisou de 1h23 para fechar o placar em 7/5 6/4 tendo disparado nove aces contra sete do suíço que venceu 66% dos pontos jogados com seu primeio serviço contra 88% de aproveitamento do russo, que perdeu apenas quatro pontos em todo o jogo neste fundamento.
Com uma partida equilibrada, com o saque dos dois tenistas ditando os ritmos dos games, Rublev precisou salvar três breakpoints no 4º game e seguiu firme até conquista a quebra no 11º game e saca paa a parcial.
Na segunda etapa, Wawrinka reagiu e com quebra no 2º game, mas viu o russo devolver na sequência e venceu cinco games consecutivos com quebras nos 3º, 5º e 7º games. Sacando para o jogo, o russo foi quebrado, mas freou a eação de Wawrinka e venceu a primeira em Madri.
Na sequência do torneio, Rublev encara o japonês Yoshihito Nishioka, 34º, que superou de virada o eslovaco Alex Molcan, 58º, em 5/7 6/4 6/4.