Em novo ranking divulgado já neste domingo, Carlos Alcaraz manteve sua pontuação após a defesa do título do ATP 500 de Barcelona, na Espanha, e reduziu a vantagem do sérvio Novak Djokovic no topo.
Djokovic defendia 150 pontos do vice-campeonato de Belgrado, na Sérvia, e marcou 45 das quartas em Banja Luka, na Bósnia, perdendo 105. Nole ficou com apenas 365 de vantagem para Alcaraz. O espanhol terá a dura missão de defender os 1 mil pontos do troféu do Masters 1000 de Madri, na Espanha, a partir do meio desta semana, enquanto que nole descartará 360 da semifinal do ano passado uma vez que não jogará o torneio. Caso Carlitos consiga o bicampeontato, ficaria a 5 pontos de Nole e os dois chegariam em briga aberta em Roma para ver que entraria em Roland Garros como o líder da ATP.
O russo Daniil Medvedev contou com o descarte de Casper Ruud para assumir o terceiro lugar deixando o nórdico na quarta posição. Esta foi a única alteração no top 10 nesta lista.
Destaque na semana para o sérvio Dusan Lajovic que subiu 30 posições com o troféu em Banja Luka derrotando Andrey Rublev na final.