Duas vezes vice-campeão do ATP 500 de Barcelona, na Espanha (2018 e 2021), o grego Stefanos Tsitsipas, quinto da ATP, superou com certa tranquilidade o canadese Denis Shapovalov, 28º, e está nas quartas de final, onde encara o australiano Alex de Minaur.
Cabeça de chave dois, Tsitsipas precisou de 1h17 para fechar o placa em 6/3 6/2 tendo convertido um ace a cinco do canadense, que cometeu 12 duplas-faltas contra tês do gego, que venceu 73% dos pontos jogados com seu primeiros erviço contra 72% de aproveitamento do canadense.
A partida foi marcada po belas jogadas dos dois tenistas, em especial com backhand de uma mão que ambos utilizam e levantaram o público. Apesar das belas jogadas, os dois tenistas forçaram os erros do adversário. Tsitsipas busou angular muito os golpes para a defensa de Shapovalov, que po sua vez, acelerou para forçar definições preciptadas do grego.
A tática de Tsitsipas rendeu-lhe vantagens para definir quebras nos 3º e 9º games da primeira etapa e vencer quatro games em sequência ao fim do 2º set para defini a partida.
Con puntos como este, @steftsitsipas se lleva el primer set 🔥
— Barcelona Open Banc Sabadell (@bcnopenbs) April 20, 2023
6️⃣-3️⃣ vs 🇨🇦 Denis Shapovalov
¡Vamos con el segundo!@atptour | @ATPTour_ES | #BCNOpenBS
pic.twitter.com/mgc5m4h7Sg
Nas quartas de final do torneio, Tsitsipas tenta retorna à semi em Barcelona enfrentaando o australiano Alex de MInaur, 19º, que sequer precisou entrar em quadra contra o búlgao Grigor Dimitrov, 31º, que abandonou devido uma "Situação de doença", divulgou o torneio.
Minau e Tsitsipas já se enfrentaram oito vezes no circuito profissional e o grego levou a melhor nas oito oportunidades.