O norueguês Casper Ruud, terceiro do ranking, teve uma boa estreia na chave do ATP 500 de Barcelona, na Espanha, ao frustrar o note-americano Ben Shelton, 37º, que havia vencido sua primeira patida no saibro em nível ATP nesta segunda-feira.
Cabeça de chave 3, Ruud precisou de 1h41 para fechar o placar em 6/2 7/6 (7-1) tendo vencido 76% dos pontos jogados com seu primeiro seviço contra 63% de Shelton, que converteu os três aces da partida e cometido uma dupla-falta conta duas do norueguês.
O norueguês iniciou o jogo tentando pressionar o dorte saque do norte-americano, que tabalha mal no 3º game e foi quebrado. Ruud seguiu fime e abriu 5/1 com nova quebra no quinto game e administrou a vantagem.
Na segunda etapa, Ruud foi muito pressionado no 2º game, resistiu e conquistou quebra no quinto game para abri 4/2. Shelton seguiu aceditando e devolveu a quebra no 10º game com o norueguês sacando para o jogo e forçou o tiebreak. Ali, mais experiente, Ruud foi calmo e confirmou vitória após erros do americano.
Em busca de vaga nas quartas de finais, Ruud aguarda pelo vencedor do duelo entre o argentino Francisco Cerundolo, 37º, e o italiano Francesco Passaro, 125º.