O tenista russo Andrey Rublev, sexto do mundo, mandou para casa a zebra do torneio, o alemão Jan-Lenard Struff nesta sexta-feira e se tornou o primeiro classificado para a semifinal do Masters 1000 de Monte Carlo.
Rublev passou pelo qualifier número 100 do mundo por 6/1 7/6 (7/5) após 1h39min e aguarda por rival que sai do jogo entre o atual bicampeão, Stefanos Tsitsipas, e o americano Taylor Fritz. Rublev e Tsitsipas já fizeram final em Mônaco em 2021.
"Fui capaz de mostrar um grande nível durante a partida, exceto alguns momentos em que comecei a mostrar emoções e comecei a ficar negativo", disse Rublev em sua entrevista na quadra. "No final foi uma partida dramática, especialmente no segundo set. Mas consegui me acalmar e jogar um bom tie-break e tive sorte de vencer em dois sets".
O jogador de 25 anos agora lidera por 3 a 2 no confronto direto, vingando sua derrota para o jogador de 32 anos no confronto anterior em Roland Garros em 2021.
"Eu ainda estava tentando ser agressivo no segundo set, mas ele começou a jogar um pouco melhor", disse Rublev. "Ele começou a jogar de forma mais agressiva. Se eu começasse a empurrar, ele começaria a me destruir, então tenho que ser eu a bater na bola."