O russo Andrey Rublev, número seis do mundo, se tornou, nesta terça-feira, o primeiro classificado para as oitavas de final do Masters 1000 de Monte Carlo, primeiro grande evento do saibro com premiação perto dos 6 milhões de euros.
O russo passou com dificuldades pelo espanhol Jaume Munar, 83º colocado, por 2 sets a 1 de virada com parciais de 4/6 6/2 6/2 após 2h15min.
Rublev brigou com seu mental ao longo da partida. Abriu 3 a 1 no primeiro set, mas levou três games seguidos e uma quebra no fim perdendo a parcial. Abriu 5 a 0 no segundo set, tomou uma quebra, mas venceu a parcial. Abriu duas quebras e fechou o jogo após salvar break-point.
Foram 36 bolas vencedoras, mas 34 erros não-forçados de Rublev contra apenas dez erros do adversário.
Ele pode ter um duelo russo contra Karen Khachanov, nono favorito, que passou com um duplo 6/2 sobre o atual vice-campeão, o espanhol Alejandro Fokina. Khachanov, semifinalista de Miami e do Australian Open, enfrenta o britânico Daniel Evans, 28º, ou o bielorrusso Iliya Ivashka, 74º.
Outro russo, Daniil Medvedev, quinto colocado, conheceu seu primeiro adversário e estreia na quarta-feira contra o italiano Lorenzo Sonego, 45º, que ganhou convite e passou de virada pelo francês Ugo Humbert por 4/6 7/5 7/5. Vindo de 25 vitórias nos últimos 26 jogos com quatro títulos em cinco finais seguidas, Daniil terá que encarar a torcida uma vez que Mônaco fica muito próximo da fronteira com a Itália e recebe muita torcida italiana.