O norueguês Casper Ruud, quinto da ATP, sofreu diante do português João Sousa, ex-top 40 e atual 147º, em sua estreia na chave do ATP 250 de Estoil, em Portugal. Na busca por quartas de final, Ruud encara o atual campeã do torneio, o agentino Sebastian Baez.
Principal favorito em Estoril, Ruud contou com torcida contra e precisou batalhar por 2h15 para fecha o placar em 4/6 6/2 6/2 tendo disparado o mesmo número de aces do tenista lusitano, quatro, e vencido 69% dos pontos jogados com seu primeiro seviço contra 56% de aproveitamento de Sousa.
Empurrado pela torcida local, Sousa entrou muito firme na devolução de saque e buscando ser agressivo em seus games de saque. Assim, o tenista lusitano salvou breakpoint no 4º game e quebrou o saque do noueguês na sequência, que pressionado, passou a errar e saiu em desvantagem.
Ruud conversou com seu treinador a respeito da performance do português e entrou com uma tática diferente na segunda etapa, trabalhando com bolas na linha do T. Assim, o norueguês pressionou e abriu 3/0, com quebra no 2º game e administrou fechando a parcial com quebra de zero.
No set decisivo, Sousa tentou resistir e manter o jogo agressivo, mas voltou a ser quebrado no 2º game e viu Ruud abri 5/0. Sacando para a partida no 7º game, o norueguês sofreu a devolução de uma das quebras, mas não se desesperou e avançou às quartas de final.
Ali, Ruud encara o atual campeão do toneio e cabeça de chave 5, o argentino Sebastian Baez, 32º, que precisou de 2h11 para superar o compatriota Pedro Cachin, 67º, em 6/4 7/6 (7-2).