X

Após perda do pai aos 22, ex-top 60 decide parar de competir

Quarta, 05 de abril 2023 às 12:14:59 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

A eslovena Kaja Juvan, ex-top 58ª e atual 123ª da WTA, informou aos fãs e seguidores nas redes sociais que não está conseguindo lida com a perda do pai e que para cuidar de sua saúde física, mental e emocional ficará afastada do tênis.



“Eu não posto muitas coisas pessoais nas redes sociais porque não sinto que preciso explicar minha situação pessoal para ninguém, mas sinto que é importante mostrar para todo mundo uma fotografia real (e não apenas a fotografia das redes) e se alguém conseguir encontrar alguma ajuda nisso, melhor ainda”, iniciou a eslovena de 22 anos.

A tenista abriu o coração e falou sobre a perda do pai, Robert Juvan, no último mês de dezembro. Juvan afirmou que em muitos momentos se sente muito cansada e sobrecarregada em situações normais. “Alguns dias são melhores, outros piores, mas agora a dor e a tristeza estão muito presentes. Eu não acho que um dia isso vá embora completamente, mas estou aprendendo que esta dor vem de um lugar de amor”, destacou.

De acordo com a jovem, a dor e as fortes emoções que tem sentido estão afetando duramente seu rendimento em quadra e até mesmo a forma como ela tem encarado a competição, a luta em quadra e mesmo as vitórias. “Esta parte tem sido muito difícil e desafiante. Alguns dias estou motivada, em outros estou nervosa, estressada e triste ”, destaca a tenista que na semana passada fez semifinal no ITF de San Luís Potosi, no México, tendo passado pela brasileira Laura Pigossi nas quartas de final.

“Meu pai amava o tênis e me assistia muito jogando e ele realmente ia me querer jogando normalmente mesmo depois da sua ida. Esta é uma das razões pelas quais continuei jogando tênis normalmente quando ele faleceu. Administrei para vencer alguns jogos, o que me deixa orgulhosa, mas também percebi que fui ficando mais e mais cansada”, ressaltou a ex-top 58 que então informa aos fãs e seguidores que decidiu dar uma parada em sua carreira.

Aos 22 anos, Kaja Juvan é uma das grandes esperanças esportivas da Eslovênia e em 2022 viveu uma temporada de ascensão no circuito feminino. A parada, sem tempo determinado, é para que a jovem consiga lidar com seu momento emocional e cuidar de sua saúde, mas segundo a própria tenista também é para se reencontrar com o amor ao esporte e a alegria de estar em quadra.

No longo comunicado, Juvan conta que tem apoio da família, amigos, equipe e também de seus patrocinadores. A jovem alerta para quem está passando por algum processo similar para que se busque ajuda.

IMPORTANTE: No Brasil é possível buscar este tipo de auxílio profissional dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), para isso basta buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima a sua residência ou mesmo ir direto a uma unidade do CAPS (Centos de Atenção Psicossocial).

Você também pode encontrar apoio no Centro de Valorização a Vida (CVV), que atua 24hs com apoio emocional e prevenção ao suicídio. Para encontrar este apoio ligue gratuitamente em 188 ou acesse o site. Todo atendimento do CVV é sigiloso.

teninews.com.br
br.jooble.org