A bielorrussa Aryna Sabalenka, quinta da WTA, está na semifinal do Australian Open pela primeira vez na carreira, após superar a croata Donna Vekic, 64ª, em um jogo de muita oscilação e erros por parte das tenistas Sabalenka tenta sua 1ª final de Slam.
Sabalenka precisou de 1h51 para fechar o placar em 6/3 6/2 tendo convertido nove aces contra quatro da croata, que cometeu 13 duplas-faltas contra nove da bielorrussa, que disparou 38 bolas vencedoras contra 21 de Vekic, que cometeu 25 erros não-forçdos contra 35 de Sabalanka.
Apesar do placar, Sabalenka sofreu muita pressão da croata em toda a partida. As tenistas salvaram breakpoints entre o 2º e 3º games, em pontos longos e 24 minutos de disputa para os três primeiros games. COm muitos erros, as tenistas trocaram quebras entre o 4º e 5º e o jogo seguiu, até que trabalhando com backhand, Sabalebnka forçou o erro da rival e conquistou quebra no 8º game para sacar para a parcial.
No segundo set, apesar de pontos muitos disputados, a bielorrussa foi mais efetiva saiu quebrando Vekic, abiu 3/0, sofreu quebra na sequência, mas seguiu arriscando o que lhe rendeu nova quebra no 5º game, abrindo 5/1 e administrando. Sabalenka encontrou muitas dificuldades sacando para a partida e a croata chegou a aplicar belíssimos pontos na tentativa de não perder (vídeo abaixo).
Jogando sua terceira semifinal de torneio do Grand Slam na carreira, Aryna Sabalenka encara a polonesa Magda Linette, que na abertuda da programação, venceu a tcheca Karolina Pliskova.
Sabalenka e Linette se enfrentaram duas vezes no circuito profissional e a bielorrussa levou a melhor nos dois.
"That might just be the return of the tournament!" 😲
— Wide World of Sports (@wwos) January 25, 2023
It hasn't been her day, but this was extraordinary from Donna Vekic!
🖥️ #AusOpen LIVE | https://t.co/80XjQpwd6J#9WWOS #Tennis pic.twitter.com/xbQnjLbLKE