Novak Djokovic, número cinco do mundo, comentou sobre a situação da perna o qual vem sofrendo com dores há mais de uma semana e vem treinando com ela enfaixada.
Ele venceu sua estreia do Australian Open sobre Roberto Baena, 74º colocado, por 6/3 6/4 6/0 e comentou que a coxa está bem: "A perna está bem. Não está no nível ideal, mas está se aproximando aos poucos. Hoje foi um teste muito bom. Sinceramente, não treinei muito nos últimos dias no nível do tênis. Eu esperava com todas as minhas forças para que as coisas corressem bem do primeiro ao último ponto, o que acabou acontecendo. Ainda bem que me senti melhor com o decorrer da partida. O terceiro set foi ótimo. Isso é um bom sinal. Noo dois primeiros sets eu meio que estava testando a perna. No começo estava um pouco rígido, também mentalmente, porque queria proteger algo que tinha me incomodado nos últimos dez dias. Precisava de um pouco mais de tempo para mergulhar totalmente no jogo e mover-se com mais facilidade.
O mais positivo é que com o decorrer do jogo fui me sentindo melhor e me movimentando melhor. Também me adaptei ao estilo de jogo do meu adversário, fazia tempo que não o via. Todo o crédito do mundo para ele, sacou muito bem e jogou muito bem, principalmente no segundo set onde manteve o placar igual. Eu diria que no final do segundo set encontrei uma engrenagem extra em mim. Acho que nos três primeiros jogos do terceiro set só perdi um ponto ou algo assim. Estou feliz por ter conseguido terminar a partida assim."
Sobre os números que vem alcançando, como as 22 vitórias seguidos no torneio, ele apontou: "Afinal, são apenas números. Acho importante tentar se sentir o mais próximo possível de um equilíbrio, o equilíbrio entre usar as possibilidades e os sucessos que você pode alcançar como fator motivacional, algo que vai te impulsionar e ser um meio que um guia, e ao mesmo tempo poder traçar metas diárias, algo que você deve cumprir corretamente para se manter no presente, que é quando, ou pelo menos no meu caso, você é capaz de estar no seu melhor nível . Já estive nessas situações antes, jogando por figuras e marcos históricos, e me sinto privilegiado em poder dizer que nessas situações particulares tive mais sucessos do que fracassos. Eu sei como lidar com isso e lidar com isso , veremos até onde posso ir aqui."