A bielorrussa Aryna Sabalenka, quinta da WTA, sofreu em sua estreia do WTA de Adelaide, na Austrália, e precisou salvar 7 setpoints em uma batalha de 2h17 para superar a russa Liudmilla Samsonova, 20ª, e se garantir nas quartas de final do torneio.
Cabeça de chave dois na disputa, Sabalenka sofreu e fechou o placar em 7/6 (10-8) 7/6 (7-3) tendo disparado 11 aces contra oito da russa, que cometeu quatro duplas-faltas contra seis da bielorrussa, que venceu 62% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 71% de aproveitamento de Samsonova.
Em um jogo disputadíssimo, Sabalenka chegou a perder a partida em 5/1 ao sofrer quebras nos 3º e 5º games daprimeira etapa e buscou o resultado com muita luta e agressividade. Assim, devolveu a quebra no 8º game, precisou salvar os primeiros quatro setpoints de Samsonova já no 9º game, devolveu a segunda quebra no 10º game salvando mais um setpoint e forçando o tiebreak. Ali, Samsonova teve duas outras chances de fechar a parcial, mas parou no backhand da bielorrussa.
Na parcial seguinte, Sabalenka saiu quebrando a adversária, tomou a devolução da quebra ainda no início do set no 4º game e foi administrando para levar a parcial novamente para o tiebreak, em que seu saque foi mais efetivo.
Em seu primeiro jogo regular da temporada 2023, Sabalenka precisou brigar, e encara agora a tcheca Marketa Vondrousova, 92ª, que vem de boa vitória sobre a estoniana Kaia Kanepi, 32ª, em 6/0 6/4.