Emma Raducanu, de 19 anos, estreou com difícil vitória nesta terça-feira na temporada no WTA 250 de Auckland, na Nova Zelândia, evento sobre o piso duro com premiação de US$ 259 mil.
Ela bateu a também jovem, a tcheca Linda Fruhvirtova, por 4/6 6/4 6/2.
A ex-campeã do US Open encerrou sua campanha de 2022 no início de outubro com uma lesão no pulso. Ela tirou 10 dias de folga para passar um tempo com a família e amigos antes de começar um bloco de dois meses de treinamento físico, sem tocar em uma raquete.
“Comecei a bater muito tarde”, disse ela. “Fiz dois meses de exercícios físicos, como ginástica. No tênis, comecei a bater corretamente novamente (em 9 de dezembro), então foi logo, e comecei a jogar pontos literalmente (alguns dias depois).
“Muito cedo no tênis, mas acho positivo como consegui colocar um nível decente contra Ons depois de não ter jogado muito. Eu acho isso bastante positivo. E fisicamente apenas tentando trabalhar em uma base e fundação melhores para o próximo ano, então espero poder ser mais robusto e durar mais e ser capaz de jogar um calendário completo.
A principal prioridade de Raducanu para 2023 é manter-se saudável e desenvolver sua forma física e condicionamento para lidar com os rigores da turnê.
Ela tem trabalhado com o guru do fitness Jez Green, que já passou vários anos com Andy Murray.
“Jez é muito bom, ele é obviamente muito experiente, ele trabalhou com alguns dos melhores jogadores, ele esteve lá durante a jornada com muitos jogadores que eram jovens e depois se tornaram profissionais de ponta”, disse Raducanu.
“É incrível tê-lo ao meu lado e me ajudando agora. Nós apenas nos concentramos em força, cardio e apenas melhorando em geral.
Passar dois meses inteiros na academia sem pisar em uma quadra de tênis não deve ter sido uma tarefa fácil, mas Raducanu sabia que não poderia ficar parada enquanto se recuperava do problema no pulso.
“No começo, porque é novo e porque você joga tênis o ano todo, você fica bastante empolgado e motivado para entrar na academia, para poder fazer duas sessões por dia com facilidade e se divertir sem problemas”, disse ela .
“Você pode até se motivar para as sessões de cardio. Mas, depois de um longo período de tempo, apenas estar na academia pode se tornar um pouco mundano e você precisa tentar superar isso.
“Aí seria melhor começar a introduzir o tênis mais cedo, mas não consegui por causa da minha lesão. É por isso que você precisa de forte disciplina e força de vontade e também de boas pessoas.”
Ela já consegue sentir os ganhos de condicionamento físico que obteve durante os treinos na quadra?
“Acho que agora, porque ainda estou tentando encontrar meu ritmo, meu ritmo e meu tênis, é um pouco cedo para dizer”, disse ela. “Mas uma vez que eu me acomodei, acho que o lado físico definitivamente fará a diferença, porque não há como não fazer.”
“Mas também não sou ignorante em pensar que dois meses vão resolver toda a minha condição física, vai levar mais tempo, mais de um ou dois anos para se desenvolver.”
Em termos de lesões, Raducanu está feliz em informar que agora está livre. Ela voou de Abu Dhabi para Doha para assistir à final da Copa do Mundo e depois voou para Cingapura para retomar seu treinamento.
“Eu definitivamente achei muito agitado, como a turnê foi intensa e cheia”, disse ela.
“Muitas vezes você não se sente pronto para a partida ou o torneio e ainda precisa seguir em frente. É apenas ininterrupto, não há pausas reais nele. Achei difícil continuar. Como cada torneio estava tirando um pouco mais do meu corpo, uma coisa com a qual lutei foi lidar com as lesões.
“Portanto, para 2023, meu objetivo é permanecer saudável por mais tempo. Estou ansiosa para trabalhar duro porque tenho uma ideia melhor do que esperar agora. Então, serei menos como um cervo nos faróis.
Além de se manter saudável, Raducanu tem mais alguns objetivos em mente para a próxima temporada.
“Para uma meta de resultados, eu diria que é ganhar um título, e três, eu diria que é jogar um tênis destemido”, disse ela. “Só não estou pensando nas consequências. Apenas indo para ele.
"Esse é o meu objetivo para este ano."