X

Mudanças no Livro de Regras da ATP permite troca de Masters por ATPs

Sexta, 23 de dezembro 2022 às 15:27:37 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) publicou em seu site a atualização de seu Livro de Regras para a temporada 2023. O livro trata de todas as regras envolvendo atletas, torneios, arbitragem, mídia e equipe a cerca do circuito.



Como nos últimos anos, poucas mudanças foram feitas nas regras e algumas delas foram apenas escritas de forma para um entendimento mais fácil. Entretanto, uma alteração no tópico 9.03, que trata das formas como os pontos são somados pelos atletas nas 52 semanas vigentes da temporada chama atenção.

A regra explica que os pontos somados na temporada são correspondentes aos 4 torneios do Grand Slam, os 8 torneios mandatórios do Masters 1000 (excluindo a exigência de participação apenas do Masters de Monte Carlo), pontos obtidos no ATP Finals e os 7 melhores resultados alcançados na United Cup e todos os resultados de torneios ATP 500, 250, Challengers e ITFs.

A alteração se dá com a opção de troca de resultados em 3 torneios do Masters 1000 por torneios ATP 500 e 250.

"Em um período de 52 semanas, os jogadores poderão substituir até 3 resultados obrigatórios do sorteio principal de simples do ATP Tour Masters 1000 por uma pontuação melhor de um evento ATP Tour 500 ou ATP Tour 250, quando a pontuação de substituição é alcançada após a pontuação do ATP Tour Masters 1000 que está sendo substituída. Não obstante a sentença anterior, o jogador deve ter competido e não recebido uma penalidade de classificação no torneio ATP Tour Masters 1000 para substituir a pontuação".

Caso a regra já estivesse valendo nesta temporada, Felix Auger Aliassime poderia ter descartado as derrotas cedo em Indian Wells e Miami e somado pontos importantes de quartas de final alcançadas do ATP 500 de Barcelona (Espanha) e ATP 250 de Estoril (Portugal).

teninews.com.br
br.jooble.org