A Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) confirmou hoje que dois tenistas franceses, Jules Okala e Mick Lescure, foram banidos do esporte permanentemente após investigações sobre vários incidentes de manipulação de resultados desde 2014.
Os casos foram julgados pelo oficial independente de audiência anticorrupção Charles Hollander KC e as sanções significam que ambos os jogadores estão permanentemente proibidos de jogar ou participar de qualquer evento de tênis sancionado pelos órgãos reguladores do tênis.
Okala, de 25 anos, que foi 338 do mundo, foi considerado culpado de sete acusações de manipulação de resultados e, além de banimento vitalício, foi multado em US$ 15 mil. Lescure, de 29 anos, que foi 487 do mundo, foi considerado culpado de oito acusações e multado em US$ 40 mil. Os jogadores fizeram parte de investigações policiais mais amplas na França e na Bélgica.
As violações do Programa Anticorrupção de Tênis (TACP) pelas quais os jogadores foram considerados culpados são:
Okala:
Três acusações da seção D.2.a.i dos TACPs de 2014, 2016, 2017 e 2018: No caso de qualquer Jogador ser abordado por qualquer pessoa que ofereça ou forneça qualquer tipo de dinheiro, benefício ou Contraprestação a um Jogador para (i) influenciar o resultado ou qualquer outro aspecto de qualquer Evento... será obrigação do Jogador relatar tal incidente à TIU (agora ITIA) o mais rápido possível.
Duas acusações da seção D.1.d do TACP de 2017: Nenhuma Pessoa Coberta deve, direta ou indiretamente, planejar ou tentar planejar o resultado ou qualquer outro aspecto de qualquer Evento.
Duas acusações da seção D.1.e do TACP 2017: Nenhuma Pessoa Coberta deve, direta ou indiretamente, solicitar ou facilitar que qualquer Jogador não use seus melhores esforços em qualquer Evento.
Lescure:
Sete pontos da seção D.1.d dos TACPs de 2014, 2016, 2017 e 2018: Nenhuma Pessoa Coberta deve, direta ou indiretamente, planejar ou tentar planejar o resultado ou qualquer outro aspecto de qualquer Evento.
Duas acusações da seção D.1.e do TACP de 2014, 2016, 2017 e 2018 TACPs: Nenhuma Pessoa Coberta deve, direta ou indiretamente, solicitar ou facilitar qualquer Jogador a não usar seus melhores esforços em qualquer Evento.
O ITIA é um órgão independente estabelecido pelos Órgãos Governamentais Internacionais do Tênis para promover, encorajar, aprimorar e salvaguardar a integridade do tênis profissional em todo o mundo.