Depois de ficar ausente do calendário nos últimos quatro anos, a Copa Hopman está de volta em 2023 entre os dias 19 e 23 de julho no piso de saibro em Nice, na França.
A competição voltará com seis países na disputa com equipes mistas e tem por enquanto a França como confirmada. A partir de 2025 serão oito equipes.
O evento já contou com lendas como Roger Federer, Serena Williams, Novak Djokovic, Steffi Graff, John McEnroe, Martina Hingis, Boris Becker, Na Li e Andy Murray representando sua nação em simples e duplas mistas .
Fundado em 1989, o evento passou seus primeiros 30 anos em Perth, na Austrália, e foi disputado na semana de abertura da temporada de tênis.
O prestigiado Nice Lawn Tennis Club sediará o evento internacional de equipes mistas de 2023 a 2027, como parte de um acordo de cinco anos entre a ITF e a Tennium, uma empresa com sede em Barcelona que opera vários eventos ATP e WTA.
Tal como nas edições anteriores da competição, cada equipe será composta por um jogador masculino e um feminino, com empates entre as nações com um jogo de simples masculino, um jogo de simples feminino e um jogo de duplas mistas.
A Hopman Cup recebeu o nome do renomado capitão australiano da Copa Davis, Harry Hopman. Além de uma carreira de jogador extremamente bem-sucedida que o levou a chegar a três finais de simples do Aberto da Austrália e a ganhar sete títulos de Grand Slam entre homens e duplas mistas, Hopman levou o time australiano a um recorde de 16 títulos entre 1939 e 1967. A viúva de Hopman, Lucy, foi participante regular da Hopman Cup em Perth até sua morte aos 98 anos em 2018.
David Haggerty, presidente da ITF, disse: "Estamos entusiasmados com a parceria com a Tennium e com o retorno da Copa Hopman em 2023. Já estamos ansiosos para visitar a bela cidade de Nice em julho próximo. A Copa Hopman, como um evento único de equipes mistas, sempre ocupou um lugar especial no coração dos fãs de tênis, e tenho certeza de que os espectadores em Nice vão adorar a chance de ver alguns dos melhores jogadores masculinos e femininos do mundo no torneio. Gostaria de agradecer aos nossos parceiros de eventos, Tennium, por nos ajudar a reintroduzir a Hopman Cup no calendário do tênis, e esperamos trabalhar juntos nos próximos meses e anos.”
Kristoff Puelinckx, CEO da Tennium, disse: "Gostaríamos de agradecer à Federação Internacional de Tênis por confiar na Tennium para trazer a Copa Hopman de volta ao circuito internacional de tênis. Estamos ansiosos para construir este grande evento, aproveitando nossa ampla experiência com torneios, jogadores e fãs de todo o mundo. Trabalharemos em estreita colaboração com a ITF para garantir que este evento continue sendo um marco no calendário do tênis e acreditamos que Nice é o palco perfeito para isso."
Christian Estrosi, prefeito de Nice e ex-motociclista profissional, disse: “Este evento confirma mais uma vez que Nice é um destino privilegiado para os maiores eventos esportivos internacionais. Após o Grand Départ do Tour de France em 2020, as 14 semifinais do Top 14 em 2022, a Copa Hopman precederá a Copa do Mundo de Rugby em algumas semanas e, em seguida, a chegada do Tour de France em julho de 2024. O tênis é um esporte importante em Nice, uma disciplina que tem uma história forte, com um clube com mais de cem anos e grandes jogadores que marcaram o tênis francês."