A alemã ex-número 1 do mundo e atual 102ª, Angelique Kerber, planeja retornar ao circuito profissional entre março e abril de 2023, cerca de seis meses após o nascimento de seu primeiro filho. Kerber se diz inspirada por Serena, Azarenka e Clijsters
Muito discreta em relação a sua primeira gestação, Kerber está afastada do circuito desde julho deste ano, mas anunciou sua gravidez apenas em agosto ao informar sua desistência da US Open Series e, por consequência, de participar do último Grand Slam da temporada, o US Open.
Dona de três títulos do Grand Slam, a alemã não anunciou o nascimento do primogênito e nenhuma outra informação. Ela segue em Puszczykowo, na Polônia, onde mora e mantém uma academia de tênis, onde tem participado de algumas aulas com crianças, contou ela ao site da WTA.
Sobre seu retorno, Kerber planeja que aconteça na "primavera" entre os meses de março e abril, e declarou que o fato de ser mãe tem a feito prestar mais atenção no que companheiras de circuito falam sobre maternidade e competição.
"Quando você fala com elas agora, é mais intenso ouvir o que dizem. Vemos que as mamães podem voltar, ganhando também grandes títulos. E espero também poder ser uma delas, inspiração para novas mães e mulheres voltarem a fazer seus negócios”, disse ao site da WTA.
Em 2018, Kerber venceu seu terceiro título do GRand Slam, Wimbledon, vencendo justamente uma de suas inspirações, Serena Williams, que naquela ocasião jogava sua primeira final de Grand Slam ao retornar da licença maternidade de sua primogênita, Alexis Olympia.
A bielorrussa Victoria Azarenka também retornou ao circuito pouco menos de um ano do nascimento de seu pequeno Leo em 2017 e voltou a estar entre as 30 melhores do mundo.
A belga Kim Clijsters é outra ex-número 1 que inspira a alemã. Kim retornou ao circuito pouco mais de um ano após o nascimento de sua primogênita Jada Ellie em 2008 e venceu dois títulos do US Open em simples (2009 e 2010), além das duplas mistas em 2012.
Segundo Kerber, o melhor conselho que recebeu sobre a maternidade e o processo de retornar às quadras foi "Não tenha pressa".
Sobre o retorno, ela parece decidida, apesar de estar imprecisa: "Não sei a que horas ou em qual torneio porque realmente quero aproveitar o tempo. Quando eu voltar, quero voltar 100%, me encaixar novamente e me sentir bem. Este é o plano", pontuou.