Rafael Nadal, número dois do mundo, mostrou alívio por sua primeira vitória no ATP World Finals e por terminar a temporada com uma vitória apesar de estar eliminado na competição com os oito melhores do ano.
Leia Mais:
Nadal encerra temporada com vitória sobre Ruud
Nadal marcou um duplo 7/5 sobre o norueguês Casper Ruud: “Tenho treinado bem”, disse um Nadal filosófico depois de conquistar sua primeira vitória desde o US Open em setembro: “Provavelmente não há partidas suficientes para estar no nível que eu precisava estar. Não há confiança suficiente, provavelmente, depois de seis meses difíceis. É assim que é. Aceito que a temporada não tenha terminado como eu queria, mas pelo menos terminei com uma vitória positiva. É importante, a última partida oficial da temporada, então estou feliz por isso. No final estou feliz por isso… Consegui vencer um grande jogador.”
A vitória significa que Nadal termina com um recorde de 1-2 no final da temporada deste ano. O jogador de 36 anos, que este ano conquistou quatro títulos de torneios, incluindo grandes coroas no Aberto da Austrália e Roland Garros, termina 2022 com um recorde de 39 vitórias e oito vitórias em torneios.
“Não posso pedir mais. Em 2022 teve seis meses difíceis, dois Grand Slams e terminando o ano em uma posição alta no ranking. Então, não posso reclamar de jeito nenhum. Na minha idade, ser capaz de alcançar e ser competitivo significa muito para mim.
“Para 2023, vamos apenas tentar ter a preparação certa, trabalhar da maneira certa e começar a temporada com a energia certa, a atitude certa, para chegar ao nível que preciso para ser competitivo desde o início. Vamos tentar, estou animado com isso."