Ex-número 16 do mundo, o italiano Marco Cecchinato vem se reerguendo em busca de voltar às glórias de 2018, seu melhor ano da carreira, quando fez semifinal de Roland Garros derrotando Novak Djokovic nas quartas de final.
Nesta terça-feira ele estreia diante do argentino Gonzalo Villanueva no Challenger ATP Dove Men+Care La Legíon realizado pela Confederação Brasileira de Tênis na Rio Tennis Academy, no Rio de Janeiro, pode ser um trampolim para o objetivo do atleta de 30 anos.
"Ganhei um challenger em Lisboa há duas semanas, estou confiante, até o final do ano quero jogar mais partidas que puder e vamos ver o que acontece. Estou perto do top 100 e buscando jogar cada partida com a máxima concentração e vamos ver o que acontece", disse o tenista que recorda com carinho da façanha conquistada há quatro anos: "Para mim foi o melhor momento de minha carreira em 2018 quando venci o Novak Djokovic que foi há muito tempo atrás, agora tenho que pensar no presente , são lembranças que tenho sempre em minha mente e vou contar aos meus filhos e agora vou dar o melhor que tenho", disse o experiente jogador que está encantado com a estrutura da Rio Tennis.
"Muitas vezes joguei o Rio Open, primeira vez aqui na academia, muito linda, clube muito lindo. Está tudo novo, academia, fisioterapia, quadra nova, estou gostando muito pois está muito linda".
O ATP Challenger na Rio Tennis é o primeiro de uma série sul-americana que Cecchinato irá jogar em busca do objetivo de voltar aos 100 melhores e obter a vaga no Australian Open: "Meu físico está bem, estou vivendo um bom momento. Seguramente meu objetivo é vencer jogos, me falta muito pouco para voltar ao top 100. Quero ganhar muitos jogos até o fim do ano".
A rodada desta terça-feira começa às 10h. além de Cecchinato, quatro brasileiros estarão em ação: Daniel Dutra silva encara o indiano Sumit Nagal, Matheus Pucinelli desafia o argentino Francisco Comensana, João Fonseca pega o suíço Jakub Paul e para fechar o dia Felipe Meligeni joga às 18h contra o francês Giovanni Perricard.
Programação de Jogos desta Terça-Feira:
QUADRA CENTRAL
10h - [Q] S. Nagal (IND) vs D. Dutra da Silva (BRA)
[3] M. Cecchinato (ITA) vs [Alt] G. Villanueva (ARG)
13h30 - F. Comesana (ARG) vs M. Pucinelli De Almeida (BRA)
[Q] J. Paul (SUI) vs [WC] J. Fonseca (BRA)
18h - [Q] G. Mpetshi Perricard (FRA) vs [5] F. Meligeni Alves (BRA)
QUADRA 2
10h - [Alt] J. Torres (ARG) vs [Q] J. Paz (ARG)
[Q] R. Bertola (SUI) vs A. Giannessi (ITA)
13h30 - [Q] M. Navone (ARG) vs [Alt] G. Olivieri (ARG)
15h30 - D. Popko (KAZ) vs [SE] J. Choinski (GBR)
QUADRA 3
10h - R. Olivo (ARG) vs G. Elias (POR)
L. Darderi (ITA) vs [4] C. Ugo Carabelli (ARG)
13h30 - Depois de descanso - [1] G. Andreozzi (ARG) / G. Duran (ARG) vs [Alt] T. Tirante (ARG) / J. Torres (ARG)
15h30 - A. Collarini (ARG) vs [2] J. Varillas (PER)
Resultados desta segunda-feira (10/10):
Final do quali: Juan Pablo PAZ (ARG) d. Eduardo RIBEIRO (BRA) – 6/4 6/2
Final do quali: Sumit NAGAL (IND) d. Thiago SEYBOTH WILD (BRA) – 6/3 6/3
Final do quali: [Alt] Jakub PAUL (SUI) d. [Alt] Sean CUENIN (FRA) - 6/3 6/1
Final do quali: Giovanni MPETSHI PERRICARD (FRA) d. [Alt] Marcelo ZORMANN (BRA) – 6/4 6/4
Final do quali: Remy BERTOLA (SUI) d. [WC] Gabriel ROVERI SIDNEY (BRA) – 6/2 6/4
Final do quali: Mariano NAVONE (ARG) d. [Alt] Mirko MARTINEZ (SUI) -7/6(3) 6/1
1ª Rodada
Alexandre MULLER (FRA) [6] d. Santiago RODRIGUEZ TAVERNA (ARG) – 6/4 6/4
Yannick HANFMANN (GER) [8] d. [WC] Joao Lucas REIS DA SILVA (BRA) – 6/1 6/1
Juan Manuel CERUNDOLO (ARG) [7] d. Thiago Agustin TIRANTE (ARG) – 6/1 5/7 7/6(7)
Federico CORIA (ARG) [1] d. [WC] Gustavo ALMEIDA (BRA) – 6/1 6/1
O ATP Challenger 80 do Rio de Janeiro, que faz parte do Circuito Dove Men+Care La Legión, dará ao campeão 80 pontos no ranking da ATP e distribui uma premiação total de US$ 53.120 - em torno de R$ 265 mil.
O Circuito Dove Men+Care La Legíon no Brasil é realizado e organizado pela Confederação Brasileira de Tênis, com patrocínio de Dove Men+Care, BRB, Unicesumar, Adega Online e Kallas Mídia OOH. Apoio da Associação Tênis RJ e rio Tennis Academy. O torneio conta com a chancela da ATP.
A Rio Tennis Academy possui nove quadras de tênis (seis de saibro e três duras) e a equipe de competição é coordenada pelo Head Coach da academia, Leandro Afini, treinador da Federação Internacional de Tênis.