O espanhol Carlos Alcaraz, quarto da ATP, é o novo campeão do US Open, após superar o norueguês Casper Ruud, 7º da ATP, e de quebra chega ao topo do ranking. Aos 19 anos, Alcaraz é o mais jovem campeão de um Grand Slam desde Rafael Nadal em Roland Garros.
Vindo de três duelos consecutivos em cinco sets, Alcaraz teve um início de jogo que demonstrou seu cansaço, mas precisou de 3h20 para superar Ruud em 6/4 2/6 7/6 (7-1) 6/3 tendo convertido 14 aces contra quatro do norueguês, que cometeu duas duplas-faltas contra três do espanhol, que cometeu 38 erros não-forçados contra 29 de ruud, que disparou 36 bolas vencedoras contra 51 do espanhol.
Com a vitória em Nova York, Alcaraz torna-se o mair jovem campeão de um torneio do Grand Slam desde Rafael Nadal em Roland Garros 2005.
O jogo
A partida começou com Alcaraz perdendo mais pontos e demorando para encontrar seu ritmo em quadra, porém, após dois erros no backhand do norueguês, subiu à rede e buscoua quebra no 3º game, abriu 3/1 e foi administrando em um jogo com belíssimos pontos disputados e muita variação.
Na segunda etapa, o jogo seguiu equilibrado e com belos pontos disputados. Porém, Ruud trabalhou arriscando longas trocas e forçou erros do espanhol para vencer quatro games em sequência, com quebras no 6º e 8º games, e empatou a partida.
Na segunda etapa, demonstrando força mental, Alcaraz saiu quebrando o serviço do norueguês, abriu 2/0, mas viu Ruud não desistir, trabalhar com bolas cruzadas, buscar linhas e devolver a quebra no 4º game, empatar a parcial e seguir numa disputa equilibrada e com belíssimos pontos. No 12º game, sacando para permanecer no set, Alcaraz salvou dois setpoints e no tiebreak de definição do jogo, Alcaraz trabalhou firme na devolução abriu 5/1 e administrou.
No quarto set, o jogo seguiu equilibrado, com os dois tenistas arriscando bolas curtas e na paralela. A definição se deu com quebra crucial no 6º game, que deu ao espanhol 5/2 no placar e administrou.
Mais em breve