Surpresa nesta segunda-feira no US Open. Rafael Nadal, número três do mundo, foi derrotado nas oitavas de final do último Grand Slam da temporada. Ele caiu diante do americano Frances Tiafoe, 26º colocado.
Leia Mais:
Nadal já tem data marcada para exibição em Belo Horizonte
Tiafoe derrubou o espanhol marcando 3 sets a 1 com parciais de 6/4 4/6 6/4 6/3 após 3h33min de partida na quadra central Arthur Ashe. Esta foi a primeira vitória do americano em três jogos contra Nadal.
O espanhol não havia perdido jogos de Slams no ano. Foi campeão no Australian Open e em Roland Garros e deu WO na semifinal de Wimbledon contra o australiano Nick Kyrgios. Nadal não havia jogado nos últimos dois anos e tinha nove vitórias seguidas em Nova York pois vinha do troféu na temporada 2019.
Rafa deixa escapar chance de ampliar para 23 a 21 a disputa dos Grand Slams contra Novak Djokovic que se ausentou do torneio por não tomar a vacina.
Tiafoe vence pela terceira vez em 16 jogos um tenista do top 5. Ele encara o russo Andrey Rublev, 11º colocado, e ambos vão buscar uma semifinal inédita de Grand Slam.
O jogo
O jogo começou franco com os dois confirmando e Tiafoe conseguiu a quebra na segunda metade do set e foi bem no serviço fechando por 6/4.
No segundo set o Touro foi ao vestiário por oito minutos, colocou proteção nos punhos e na volta conseguiu elevar o nível mesmo reclamando certa lentidão aos seus treinadores no box. Ele devolveu o placar.
O terceiro set seguiu a tônica do primeiro com o americano vencendo no detalhe e sacando muito quando precisou.
No quarto, Rafa abriu 3 a 1 com quebra, mas deu duplas-faltas, permitiu a reação do rival, perdeu chances de quebra a seguir e o americano sacou bem para abrir 5 a 3 e fechar com grandes devoluções em mais uma quebra.