O norueguês Casper Ruud, 7º da ATP, está nas oitavas de final do US Open após superar uma batalha de 4h23 contra o norte-americano Tommy Paul, 34º, e segue sonhando com a possibilidade de chegar ao número 1 do mundo ao fim do torneio.
Com muita dificuldade de executar seu plano de jogo mais centrado em trocas na linha de base, Ruud recebeu uma pressão extra da torcida nova-iorquina e alcançou a vitória buscando variações táticas nas 4h23 de jogo com placar de 7/6 (7-3) 6/7 (5-7) 7/6 (7-2) 5/7 6/0 tendo convertido quatro aces contra 12 do norte-americano, que cometeu oito duplas-faltas contra cinco do norueguês, que disparou 37 bolas vencedoras a 61 de Paul, que cometeu 82 erros não-forçados contra 50 de Ruud.
O placar mostra o equilíbrio da partida nos primeiros quatro sets. Ruud abriu a partida vencendo por 3/0, viu o rival devolver a quebra no 7º game e a parcial ser levada para o tiebreak, onde a devolução do norueguês fez a diferença. Na parcial seguinte, muito equilíbrio, até nas trocas de quebras entre 4º e 5º games e disputa em novo tiebreak, onde o saque do americano trabalhou melhor.
O jogo seguiu no mesmo ritmo e na terceira parcial os tenistas trocaram quebras entre o 5º e 6º games, e novamente entre o 10º e 11º games antes de disputar o tiebreak. Sacando para a parcial, Paul chegou a ter três setpoints, mas acabou quebrado e dominado no tiebreak. No quarto set, uma quebra crucial no 12º game, na única chance da parcial levou a disputa para o set decisivo.
Ali, Ruud mostrou-se muito melhor fisicamente e conseguiu aplicar o pneu.
Ruud encara o francês Coretin Moutet, 112º, em busca de vaga nas quartas de final, Moutet venceu o argentino Pedro Cachin, 66º, em 6/3 4/6 6/2 7/5 após 3h14 de partida.
Moutet e Ruud nunca se enfrentaram no circuito mundial.
Com a sequência no torneio, Ruud segue sonhando com a possibilidade de chegar ao número 1 do mundo ao fim do US Open, para isso, precisa ao menos chegar na grande final, tendo visto uma queda do espanhol Rafael Nadal nas quartas de final e sem que o russo Daniil Medvedev chegue ao título.