A jovem promessa tcheca Sara Bejlek, 209a. da WTA, viu-se obrigada a vir à público para comentar a polêmica em que seu pai, Jaroslav Bejlek, e seu treinador, Jakub Kahoun, se envolveram ao comemorarem sua vitória sobre a britânica Heather Watson no US Open.
Aos 16 anos, Bejlek furou pela primeira vez o torneio qualificatório de um Grand Slam, no mesmo ano em que fez semifinal na chave juvenil de Roland Garros, com uma vitória dura sobre Watson com placar de 3/6 6/4 7/5 e na comemoração da classificação foi beijada na boca por seu pai e na sequência, ao abraçar seu treinador recebeu um "apertão no bumbum" (vídeo abaixo).
Tennis star, Sara Bejlek's father has sparked outrage for the way he celebrated her huge qualifying win at the US Open.
— yinksukblog (@yinksukblog) August 30, 2022
The 16-year-old Czech is set to make her grand slam debut at the tournament after winning the qualifying rounds in New York over Britain's Heather Watson pic.twitter.com/NCvWAq4vFo
A situação pegou muito mal para a tenista e em especial para seu pai e treinador, que foram duramente criticados nos últimos dias nas redes sociais. Por esta razão, o governo da República Tcheca, por meio de sua representação diplomática em Nova York se pronunciou sobre o tema, defendendo a relação de pai e filha.
"É uma questão pessoal, cada família é diferente. O que aconteceu não causou nenhum problema na mídia tcheca. As reações são muito diferentes de uma família para outra", se pronunciou a embaixada tcheca.
Procurada pela mídia de seu país após ser derrotada na estreia pela russa Liudmilla Samsonova em 6/3 6/1, Sara Bejlik também não viu nada "demais" na situação, defendeu seu pai e também seu treinador, como informou que todos os envolvidos repensaram a situação.
"Papai é o meu pai e sempre será. Conheço meu treinador desde os 8 anos de idade. Ele me enfaixa e também massageia desde sempre. Se algo semelhante acontecesse na República Tcheca, ninguém falaria sobre isso. Estamos nos Estados Unidos e então todo mundo fala sobre. Mas como eu disse, nós conversamos e não vai acontecer novamente. Eu vi o vídeo. Foi uma reação espontânea de toda a equipe. Certamente pode parecer inconveniente e desconfortável para alguns, mas já discutimos e não vai acontecer de novo", decretou a jovem.