Iniciando a campanha que celebra os 10 anos de seu primeiro título do Grand Slam, o escocês Andy Murray, ex-número 1 do mundo e atual 51º, venceu com certa tranquilidade o argentino Francisco Cerundolo, 27º, na estreia do US Open.
Murray precisou de 2h43 para fechar o placar em 7/5 6/3 6/3 tendo convertido seis aces contra quatro do argentino, cabeça de chave 24 no torneio, e que cometeu quatro duplas-faltas contra cinco do escocês, que cometeu 32 erros não-forçados contra 48 do argentino, que disparou 26 bolas vencedoras contra 25 do escocês.
A partida teve um início nervoso, com os tenistas trocando quebras de saque nos dois primeiro games, porém o escocês colocou a bola em quadra, trabalhou bem os pontos e conquistou quebra no 4º game abrindo 4/1 e tentou administrar. Sacando para a parcial no 9º game, foi quebrado, viu o argentino igualar placar, mas não manter a reação e ser quebrado novamente em erro no 12º game.
Estar um game abaixo fez com que Cerundolo sentisse a partida e cometendo muitos erros foi dominado, viu Murray abrir 4/0 no 2º set, devolveu umas das quebras no 7º game, mas não conseguiu e virada.
No set decisivo, Murray saiu quebrando o argentino, abriu 5/1 após quebra trabalhando bem dentro de quadra no 5º game, nervoso foi quebrado sacando para o jogo, mas voltou a quebrar o saque do rival para fechar a partida.
Campeão do US Open 2012, Murray aguarda pelo vencedor do duelo entre o australiano Emilio Nava, 203º e convidado da organização, e o australiano John Millman, 103º.
Bautista é surpreendido
Cabeça de chave 16 na disputa do US Open, o espanhol Roberto Bautista Agut, 18º da ATP, foi o primeiro favorito a cair no torneio, após ser derrotado pelo local e convidado da organização J.J Wolf, 87º, após 2h14 de partida e placar de 6/4 6/4 6/4 tendo disparado 14 aces contra seis do espanhol, que cometeu seis duplas-faltas contra três do americano, que cometeu 34 erros não-forçados contra 32 de Bautista, que disparou 22 bolas vencedoras contra 46 de Wolf.