O primeiro dia de disputas do Brasil Tennis Classic reservou bons jogos na rodada do qualifying e surpresas deram sua cara no Clube do Exército de Brasília. A etapa da capital federal tem o patrocínio oficial do Banco Santander e oferece US$ 15 mil em prêmios. A entrada é gratuita ao público ao longo de toda a semana.
Principal nome da fase qualificatória, o paranaense João Eduardo Schiessl confirmou o favoritismo e não perdeu games diante do convidado Gabriel Santon em menos de 1h. Por vaga na chave principal em Brasília, o jogador de 18 anos tem um confronto caseiro diante de Gustavo Ribeiro de Almeida, que protagonizou a grande partida do dia.
Convidado da organização, o paranaense de 16 anos desbancou o compatriota João Giannella, cabeça de chave 13 e que disputou a chave em Recife na semana passada, por 2 sets a 1, com parciais de 6/1, 4/6 e 11-9. Aos 16 anos, Gustavo vem obtendo bons frutos da parceria com Duda Marcolin e Alexandre Bonatto no projeto Ícaro, em Curitiba.
Após a partida, o jovem tenista apontou a força mental para reverter uma desvantagem de 8/5 no match tiebreak. “O tênis é muito mental, faz toda a diferença. Eu já venho trabalhando essa parte. Comecei muito bem o jogo, nível alto, com boa atitude. No segundo, tive por duas vezes com quebra na frente, mas relaxei. Hoje, a cabeça fez toda a diferença ali no 3º set, quando ele tinha 8/5, eu segui acreditando. Não pode desistir nunca”, avaliou Almeida, natural de Guarapuava, no interior do Paraná.
Cabeça de chave 3, o paulista Laelson Rodrigues estreou com o pé direito em Brasília ao bater o chileno Esteban Bruna por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/0. Lutando por vaga na chave principal, o tenista de Ribeirão Preto encara o compatriota Lorenzo Esquici, 9º pré-classificado, nesta terça (23).
“Competi muito bem hoje. Me mantive calmo e encontrei as soluções ao longo do jogo. Ainda não estou no melhor da minha forma, voltei há pouco tempo de uma lesão no joelho, então é pensar ponto a ponto. Demorei ainda um pouco para me acostumar às condições de Brasília, com um pouco de altitude, mas amanhã vamos com tudo”, declarou Rodrigues.
Resultados desta segunda-feira (22) em Brasília:
João Eduardo Schiessl (BRA) [1] d. Gabriel Santon (BRA), 6/0 e 6/0
Gustavo Ribeiro de Almeida (BRA) d. João Giannella (BRA) [13], 6/1, 4/6 e 11-9
Nicolas Vilallon Valdes (CHI) [2] d. Eugênio Almeida Júnior (BRA), 6/3 e 6/4
Gabriel Schenekenberg (BRA) d. Lucca Pinto (BRA), 6/3 e 6/0
Laelson Rodrigues (BRA) [3] d. Esteban Bruna (CHI), 6/3 e 6/0
Lorenzo Esquici (BRA) [9] d. Daniel Vecchio Rebelo (BRA), 6/3 e 6/1
Hernando José Isnardi (PAR) [4] d. Guilherme Meale (BRA), 6/2 e 6/2
Bruno Fernández (BRA) [12] d. Gustavo Pereira (BRA), 6/2 e 6/1
Benjamin Torres Fernandez (CHI) [11] d. Henrique Silvestre Gomes (BRA), 6/4 e 7/6(10)
Joel Angel Lucero (ARG) d. Ezequiel Simonit (ARG) [6], 7/6(5), 4/6 e 10-4
Vitor Leal (BRA) d. Bruno Stefani Figlia (BRA) [14], 6/3 e 6/4
Miguel Fernando Pereira (CHI) [5] d. Rodrigo Machado Moreira Filho (BRA), 6/3 e 6/1
Gustavo Tedesco (BRA) [5] d. Pedro Cardoso (BRA), 6/4 e 7/5
Mateo Barreiros Reyes (BRA) [5] d. Luis Rodrigues Batista (BRA), 6/2 e 6/3
Rafael Tosetto (BRA) d. Lucas Obeid (BRA) [8], 6/1 e 6/4
Benjamin Denis Alarcon (ARG) [7] d. Enzo Lima (BRA), 7/5 e 7/6(4)
CHAVE COMEÇA NESTA 3ª
A terça-feira será agitada no Clube do Exército de Brasília com a definição dos oito qualifiers e, ao mesmo tempo, o início da chave principal. Na quadra central, o cabeça 5 Nicolas Zanellato encara Luís Britto, que vem de título de duplas em Recife na semana passada. Na sequência, é a vez do confronto entre Gabriel Pascotto Tumasonis, vice no último sábado, e Christian Oliveira.
Não antes das 18h30, o brasiliense Paulo André Saraiva debuta na chave diante de Fernando Yamacita, cabeça de chave 6. Vale reforçar que os jogos começam às 10h.
Serviços: