O catarinense Eduardo Ribeiro coroou uma semana perfeita e conquistou, neste domingo, a etapa de Recife do Brasil Tennis Classic.
É o primeiro título do jogador de 24 anos em simples na carreira e, com isso, sua ascensão no ranking da ATP deve levá-lo à melhor classificação da carreira. O evento foi disputado nas quadras de saibro do Recife Tênis Clube.
Em uma decisão disputadíssima desde o primeiro ponto, Ribeiro, 6º cabeça de chave, bateu o recifense João Lucas Reis, 3º favorito, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/3 e 6/4 após 2h08 de duração. O catarinense admitiu que mostrou o melhor tênis de sua vida ao longo da semana na capital pernambucana.
"Estou muito feliz. Logo na minha primeira final de simples e já conquisto o título. Consegui alcançar um nível de tênis altíssimo, me segurei mentalmente, fisicamente, fora várias batalhas na semana. É um troféu que coroa meu trabalho e as pessoas que me apoiam ao longo do caminho, minha família, meu treinador. Estou sem palavras para descrever esse sentimento. Espero que essa seja somente a primeira de muitas semanas perfeitas", avaliou Ribeiro, 653º do mundo e que, na próxima semana, joga a etapa de Brasília do Brasil Tennis Classic.
Com o resultado, o catarinense vai alcançar sua melhor marca no ranking da ATP e vai colar no top 500. Por sua vez, João Lucas Reis tentava seu primeiro título em dois anos e logo à frente de sua torcida. É o segundo vice-campeonato seguido do jogador de 22 anos, que havia batido na trave em Guayaquil, no Equador, na semana passada.
Campanha de Eduardo Ribeiro até o título em Recife:
1ª rodada - d. Gabriel Sidney (BRA), 6/0 e 6/2
2ª rodada - d. Hernando José Isnardi (PAR), 3/6, 6/3 e 6/4
Quartas - d. Orlando Luz (BRA) [1], 6/4, 6/7(4) e 6/3
Semifinal - d. João Victor Loureiro (BRA), 6/2 e 6/3
Final - d. João Lucas Reis (BRA) [3], 3/6, 6/3 e 6/4