A polonesa número 1 do mundo, Iga Swiatek, voltou a sofrer uma queda inesperada e desta vez nas oitavas de final do WTA 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos, após ser supreendida pela local Madison Keys, 24ª. Keys encara a campeã de Wimbledon.
Empurrada pela torcida em Ohio, Keys chegou a vencer 9 games consecutivos e precisou de 1h26 para superar a principal favorita do torneio com placar de 6/3 6/4 tendo convertido os dois aces do jogo, cometido uma dupla-falta contra duas da polonesa, que venceu 65% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 66% de aproveitamento da americana.
Jogando muito sólida com saque aberto e trabalhando bem na devolução, Keys contou com uma baixa de rendimento de Swiatek, que cometeu alguns erros e trabalhou mal tentando jogar dentro de quadra. Então, após um início de jogo equilibrado, em que a polonesa abriu 3/2, Keys venceu com muita solidez 9 games consecutivos, fechando o primeiro set com quebras nos 7º e 9ºgames e abrindo 5/0 na segunda etapa.
Swiatek seguiu tentando achar uma solução diante das pancadas da adversária, evitou o pneu salvando um match-point e tentou reagir devolvendo quebras nos 7º e 9º games, vencendo 11 de 12 pontos disputados, mas sacando para empatar a parcial, foi quebrada e acabou eliminada.
Madison's MOMENT ⭐️
— wta (@WTA) August 18, 2022
2019 champion 🇺🇸 @Madison_Keys records her first-ever victory over a World No.1, taking out Swiatek, 6-3, 6-4 on home soil!#CincyTennis pic.twitter.com/GjrBHcXJe5
Em busca de vaga na semifinal, a vice-campeã do US Open 2017 encara a cazaque Elena Rybakina, 25ª e atual campeã de Wimbledon, que venceu a americana Alison Riske, 29ª, em 6/2 6/4.