O polonês Hubert Hurkacz, 10º da ATP, conseguiu frear a boa sequência de 9 vitórias do australiano Nick Kyrgios, 37º, e se garantiu na semifinal do Masters 1000 de Montreal, no Canadá. Esta é a melhor campanha do polonês no torneio.
Em um jogo marcado por grandes games de serviço dos dois tenistas e marcado por duas únicas quebras, Hurkacz precisou de 1h49 para fechar o placar em 7/6 (7-4) 6/7 (5-7) 6/1 tendo disparado 20 aces contra 19 de Kyrgios, que cometeu oito duplas-faltas contra duas do polonês, que venceu 85% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 78% de aproveitamento do australiano.
O primeiro set foi muito equilibrado, graças aos bons saques dos dois tenistas. Hurkacz salvou um único breakpoint no 5º game e Kyrgios salvou outro no 8º. Sem grandes pressões, a decisão foi para o tiebreak, onde a devolução de backhand de Hurkacz funcionou bem e conquistou as duas mini-quebras nos 2º e 11º pontos.
O segundo set começou com Kyrgios pressionando e forçando o polonês a salvar três breakpoints no 2º game, forçando saque na linha para sair de um 0-40. Nos dois games seguintes, os tenistas tiveram chances de quebras, ambas salvas por aces e a parcial foi mais uma para o tiebreak. Nele, um erro de Hurkacz deu confiança para Kyrgios empatar.
Fisicamente cansado da sequência de vitórias entre Washington e Montreal, Kyrgios tentou resistir, mas viu Hurkacz sólido na partida abrir 3/0 e conquistar uma segunda quebra no 6º game para sacar para a vaga na semi.
Quadrifinalista no Canadá em 2021, Hurkacz está em sua melhor campanha no torneio encara o norueguês Casper Ruud, 7ª da ATP, que dominou o canadense Felix Auger Aliassime, 9º, com placar de 6/1 6/2.