O chinês Zhizhen Zhang, 239º da ATP, parou a sequência de sete vitórias consecutivas do campineiro Felipe Meligeni Alves, número 2 do Brasil e 144º do mundo, e se garantiu na semifinal do Challenger de Trieste, na Itália, realizado no saibro.
Felipe Meligeni lutou por 1h46 e acabou derrotado nos detalhes com placar de 2/6 6/3 6/3 tendo convertido dois aces contra 11 de Zhang, que cometeu uma dupla-falta contra duas do brasileiro, que venceu 65% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 74% de aproveitamento do chinês.
A partida teve um início equilibrado, mas o brasileiro viu Zhang ter uma baixa de rendimento de seu segundo serviço e se aproveitou, alongando trocas e pressionando nas devoluções. assim, conquistou quebras nos 5º e 7º games e fechou a parcial.
No set seguinte, o brasileiro fez um game ruim de saque ao ser pressionado pela devolução do chinês, que chegou a quebra no 4º game, abriu 4/1 no placar e administrou.
No set decisivo, Zhang salvou um breakpoint no 2º game e conseguiu a quebra na sequência. Com 3/1 no placar, o chinês se soltou e tentou arriscar mais, forçou Felipe Meligeni fazer o mais longo game da partida salvando quatro breakpoints no 7º game, mas não conseguir resistir no 9º.
Felipe Meligeni Alves vinha do título do Challenger de Iasi, na Romênia, e alcançou sete vitórias consecutivas.