Chegou ao fim a grande sequência de Beatriz Haddad Maia na grama. Depois de 12 vitórias seguidas com dois títulos, a brasileira foi derrotada, nesta sexta-feira, nas semifinais do WTA 500 de Eastbourne, na Inglaterra, com premiação de US$ 757 mil.
Leia Mais:
Bia Maia elogia saque de Kvitova e sai positiva após série na grama
Opinião - Bia Maia chegou para ficar
A paulistana número 29 do mundo caiu diante da tcheca Petra Kvitova, 31ª colocada, ex-número dois do mundo e bicampeã de Wimbledon em 2011 e 2014, por 2 sets a 0 com parciais de 7/6 (7/5) 6/4 após 1h57min de duração.
A brasileira vinha de títulos nos WTAs 250 de Nottingham e Birmingham tendo batido Kvitova semana passada no segundo torneio.
A sequência de Bia foi a maior no piso desde as 20 vitórias de Serena Williams em Wimbledon entre 2015 e 2018.
Apesar da derrota, Bia subirá novamente no ranking indo para o 28º ou o 27º posto, a melhor de uma brasileira na história desde que o ranking foi criado em 1975.
Com 12 vitórias e uma derrota no piso, Bia segue para Wimbledon onde estreia contra a eslovena Kaja Juvan, 60ª colocada.
O jogo
O primeiro set foi muito disputado, com as duas tenistas trabalhando muito bem taticamente e Kvitova sacando muito. Cada uma salvou breakpoint uma única vez no set, Kvitova no 3º game e Bia no 4º.A disputa durou 1h07 e foi decidida nos detalhes do tiebreak, numa mini-quebra em que a tcheca foi muito bem na devolução.
No segundo set a tcheca continuou sacando bem e aproveitou para pressionar a devolução no saque da brasileira quebrando logo no começo. Ela abriu 2 a 0 e foi pressionando Bia. A paulistana segurava o serviço e não tinha oportunidades no potente serviço da rival. Kvitova fechou com autoridade por 6/4 com ótimo contra-pé.
Foram seis aces da tcheca com quase 67% de primeiro saque não dando nenhuma chance de quebra para a paulista. Bia conseguiu salvar cinco dos seis breaks produzidos pela adversária.