Ao canal Eurosport, o espanhol Alex Corretja, ex-número dois do mundo, acredita que o que Rafael Nadal está fazendo na temporada de 2022 é um milagre. Ele venceu o Australian Open e Roland Garros e soma quatro títulos e a liderança do ano.
"Para Rafa, o ano de 2022 sinto que é um milagre. Desde o início do ano. Ele venceu o primeiro torneio que disputou, depois o primeiro Slam e então machucou novamente. Não teve muito tempo para se preparar para Roland Garros, mas acabou vencendo. Uma semana ou duas semanas depois, pensei que precisava de tempo para descansar e se recuperar para em Wimbledon. Sinto que só o Rafa pode fazer isso, honestamente", disse Corretja que tem vice de Roland Garros no currículo. Nadal venceu ainda os ATPs 250 de Melbourne, na Austrália, e o 500 de Acapulco, no México, com final em Indian Wells.
"Ele conseguiu superar tudo isso, mostrando o quão humilde é e o quanto tem vontade de seguir em frente."
“Não acho que esteja com vontade de vencer o Calendar Slam, não está em sua mente. Ele está indo lá para treinar e se preparar para ter a melhor chance que puder na primeira rodada. É seu único objetivo. Então ele vai aos poucos. É por isso que Rafa lida muito bem com esse tipo de situação, porque sabe onde está e vai em frente. Ele está sendo realista".