O polonês Hubert Hurkacz, número 12 do mundo, conquistou, neste domingo, o título do ATP 500 de Halle, na Alemanha, evento sobre o piso de grama com premiação de 2,1 milhões de euros.
Cabeça de chave 5, ele derrubou o número 1 do mundo, o russo Daniil Medvedev, por 6/1 6/4 em apenas 1h03min de duração.
Hurkacz leva seu quinto título em sua quinta final na carreira e ergue seu primeiro ATP 500. Agora ele só não tem Grand Slams. O tenista foi campeão do Masters 1000 de Miami em 2021 e ainda tem três ATPs 250.
Ele bate o russo pela terceira vez em cinco jogos no geral. Com o triunfo ele voltará ao top 10 mundial.
Medvedev jogou sua primeira final como número 1, mas foi dominado no primeiro set ficando abaixo por 5 a 0. O russo reclamou com seu treinador, Gilles Cervara, no começo do segundo set e ele abandonou a partida. Um homem chegou a invadir a quadra tentando se prender na rede, mas foi rapidamente contido pelos seguranças.
Medvedev salvou dois break-s no meio da segunda etapa evitando nova quebra, mas o polonês não ofereceu nenhuma oportunidade ao rival para derrotá-lo.
Este é o segundo vice seguido de Medvedev que perdeu em Hertogenbosch, na Holanda, para o então 206 do mundo, o holandês Tim Van Rijthoven.