Diretora pela primeira vez do torneio de Roland Garros, a francesa Amelie Mauresmo concedeu entrevista e comentou sobre as polêmicas sessões noturnas que geraram críticas de vários tenistas, principalmente do masculino.
“Obviamente não é fácil. É o primeiro ano que sou a diretora do torneio. Estou aprendendo muitas coisas sobre programação de Roland Garros. Ter jogos tão tarde pode levantar algumas questões, eu me faço perguntas. Na verdade, teremos uma sessão de comentários sobre isso no final, mas são apenas dez jogos no total. Então podemos dizer que dez jogos com um dia de folga depois disso para reagrupar novamente e ter um novo jogo dois dias depois, isso é suficiente ou não ? Para Rafa isso significa jogar dois dias depois”, disse a ex-jogadora que venceu Wimbledon.
Ela comentou sobre o jogo noturno de Nadal contra Djokovic nesta terça-feira terminando perto de 1h30 da madrugada.
“Ainda não tenho a resposta. Vamos nos perguntar o que fazer e tentar fazer um relatório para ver o que funcionou e o que não funcionou bem com algumas partidas, tudo em retrospecto, e com certeza estará na mesa. Apenas uma coisa que me veio à mente. O penúltimo jogo terminou por volta das 20h. Então, basicamente, poderíamos ter começado apenas meia hora antes."
“Bem, você deveria ter visto a multidão no estádio. Quando terminou, à 1h30 da manhã? Estava lendo. Havia apenas um punhado de pessoas que saíram mais cedo. No que me diz respeito, as sessões noturnas no estádio são definitivamente o alvo, porque sempre estava lotado todas as noites. Houve um jogo, entre Musetti e Tsitsipas, onde as pessoas saíram mais cedo no início da semana."
Ela comentou sobre outras partidas noturnas na semana: "Quanto às outras partidas, não foram tão longas. Havia muita gente. Havia um entusiasmo real, porque eles podiam trabalhar durante o dia. As pessoas podiam trabalhar durante o dia e ainda assistir ao jogo à noite. E quanto à noite passada, achei uma loucura. Talvez eu não eu não tenha sido objetiva."
“A opção que poderíamos ter e que poderíamos pensar é meio-dia. Talvez pudéssemos começar às 11:00. Talvez pudesse ser melhor. Por enquanto, vamos ver como as coisas vão hoje porque será a última sessão da noite. Tivemos momentos que foram um pouco complicados durante as sessões noturnas. Ontem estava tudo bem, mas houve um dia, num jogo em Alcaraz, em que houve um atraso de 20 minutos para entrar em quadra”.
A questão Nadal x Djokovic, onde o staff do espanhol reclamou, foi comentada por Amelie: "Todo mundo viu isso acontecer, mas não houve solução milagrosa. Todas as outras vezes foram bastante fáceis de determinar. Quanto a este, havia mais espaço de manobra. Houve muitas discussões, muita pressão, muitos problemas. Todos esperavam a decisão. Pesamos tudo e, você sabe, estou aprendendo ao longo do caminho. Alguns diziam que eu escolhi a melhor solução; alguns disseram que tomei a pior decisão. Estamos mais no cinza do que em uma situação de branco ou preto”.
“Quanto às sessões noturnas, gostei de jogar, mas é verdade que no saibro não joguei nenhuma. Então é muito complicado para mim responder a essa pergunta. Mas você sabe que o quique alto provavelmente teria sido uma vantagem para mim como jogadora. Mas, você sabe, em quadras duras, eu gostava das sessões noturnas."
“Nunca deixarei de me surpreender com o nível dele. São partidas muito especiais entre esses dois. E a forma como Rafa se saiu e a forma como a partida começou foi absolutamente inacreditável. A reação de Novak quando ele estava perdendo por 3 a 0 no segundo set, e depois Rafa, ele provavelmente teve um momento difícil fisicamente, e então Novak voltou para a linha de base e começou a bater a bola o mais forte que podia. Mas em termos de tênis, foi incrível."
Mauresmo confessou que para sessão noturna os jogos do masculino foram mais atraentes:
“As partidas noturnas são as que queríamos mostrar aos espectadores que só tinham ingressos para uma partida. Nesta época em que nos encontramos agora -como mulher e ex-jogadora- não me sinto mal ou não me parece injusto dizer que neste momento o circuito masculino é mais atraente. Meu objetivo quando estava fazendo o cronograma era tentar ver qual jogo do sorteio feminino eu poderia colocar em uma sessão noturna, honestamente. O confronto ou a estrela que eu poderia colocar lá”.
“Então isso foi difícil. Honestamente, eu considerava isso todos os dias. Mas na maioria dos dias nós realmente focamos nisso. Admito que foi difícil. Mais de uma noite ele teve dificuldade em encontrar o jogo do dia. Quando você tem isso, é interessante, porque, como eu estava dizendo, o fato de agora ser uma sessão noturna de uma partida é difícil.