A canadense Leylah Fernandez, 18ª da WTA, venceu uma partida disputada contra a campeã olímpica Belinda Bencic, 14ª, e está nas oitavas de final de Roland Garros pela primeira vez na carreira e encara a americana Amanda Anisimova.
Em um jogo muito disputado e com as duas tenistas apresentando muita variação de jogadas e táticas, Fernandez levou a melhor, por suportar melhor os momentos de momentos de pressão, e após 2h49 de partida, virou o jogo com placar em 7/5 3/6 6 7/5 tendo disparado 4 aces a 3 da suíça, que cometeu 4 duplas-faltas a 8 e 18 erros não-forçados a 22 da canadense, que disparou 34 bolas vencedoras a 42 da suíça.
A partida começou com Fernandez com dificuldades de se posicionar no fundo de quadra e com a suíça abrindo 3/0. Na entrevista após o jogo, dada em quadra ao ex-top 2 Alex Corretja, Fernandez explicou: "Estou muito feliz porque realizei um sonho antigo de disputar um jogo no Philippe Chatrier, mais feliz por ter vencido, mas é verdade que eu tive um pouco de dificuldades no início do jogo, porque esta é uma quadra grande, o que faz com que as jogadas possam ficar distantes".
A vice-campeã do US Open se encontrou em quadra rapidamente, devolveu a quebra no 5º game e voltou a ficar em desvantagem, após dupla-falta no 9º game e lutou para romper o serviço da suíça sacando para a parcial. Com a quebra sofrida, Bencic cometeu alguns erros buscando acelerar ainda mais as rodadas e saiu um set abaixo.
Na parcial seguinte, Bencic trabalhou bem com devoluções fundas, conquistou a quebra no 3º game e novamente no 9º para empatar o jogo sem ser ameaçada.
No set decisivo, Fernandez voltou a sair em desvantagem, 2/0, mas reagiu, trabalhou buscando as linhas e devolveu a quebra no 3º game, abriu vantagem com nova quebra em erro da suíça no 7º, mas sacando para o jogo cometeu dupla-falta e erro no backhand para ser quebrada. Bencic não confirmou o saque e viu a canadense sacar uma segunda vez para a partida, sem dar muitas chances de trocas de bola.
Disputando as oitavas de final em Paris pela primeira vez na carreira, Fernandez encara a amaricana Amanda Anisimova, 28ª, que ia tentando uma virada sobre a tcheca Karolina Muchova, 81ª, que precisou abandonar a partida por lesão com placar de 6/7 (7) 6/2 3/0.