Vindo de uma batalha em 5 sets contra o italiano Lorenzo Musetti na estreia, o grego Stefanos Tsitsipas, 4º da ATP, voltou a ter muito trabalho contra um inspirado adversário e precisou de 4h06 para superar o qualifier tcheco Zdenek Kolar, 234º.
No último jogo da programação do dia na quadra Suzanne Lenglen, Tsitsipas "foi levado à loucura", como mesmo classificou ao fim do jogo, mas conseguiu superar Kolar com placar de 6/3 7/6 (8) 6/7 (3) 7/6 (7) tendo disparado 25 aces a 9 do tcheco, que cometeu 7 duplas-faltas a 5 e 44 erros não-forçados a 43 do grego, que disparou 67 bolas vencedoras a 57 de Kolar.
Muito cansado e pouco afim de dar entrevista em quadra, Tsitsipas comentou a partida: "Ele me deixou louco. Foi frustrante. Ele estava atrás de cada bola. Não foi fácil, não foi fácil", disparou.
Diante de uma reação negativa do público, que lotou as arquibancadas e o jogo todo animou aos dois tenistas, ovacionando Kolar na saída de quadra, Tsitsipas completou: "O Sr. Kolar estava colocando cada parte de seu corpo atrás da bola e eu gostaria de parabenizá-lo por um esforço incrível que fez".
Kolar pressionou o grego durante toda a partida. Após perder o 1º set, faz 4/1 na 2ª etapa com quebra no 4º game, mas tomou a devolução de quebra no 7º game e viu a parcial ir para o tiebreak, após o grego salvar com forehand dois setpoints no 12º game. No tiebreak, uma mini-quebra no 17º ponto definiu a aprcial favorável ao grego.
Com 2h de jogo nas costas, Tsitsipas encarou um 3º set equilibradíssimo, que sem chances de quebras foi para o tiebreak, onde Kolar abriu 6/2 com 2 mini-quebras de vantagem e forçou o 4º set.
Ali, os tenistas seguiram lutando, trocarem quebras entre os 5º e 6º games e a disputa foi para mais um tiebreak. Ali, Kolar abriu 6/2 e viu Tsitsipas arriscar tudo com forehand para salvar 4 setpoints e confirmar a vitória em erro do tcheco.
Em busca de vaga nas oitavas de final em Roland Garros, Tsitsipas encara o sueco Mikael Ymer, 95º, que surpreendeu o britânico Daniel Evans, 32º, em 6/3 3/6 6/2 6/3 em 3h22 de partida.