Iga Swiatek destacou a confiança após sua 30ª vitória seguida e vaga na terceira rodada de Roland Garros. Ela não sabe o que é perder desde fevereiro e soma cinco títulos seguidos.
Iga marcou 6/0 6/2 sobre a americana Alison Riske nesta quinta-feira pela segunda rodada: "Vencer todas essas partidas me dá muita confiança, mas isso também pode me pressionar muito se eu não ajustar as coisas corretamente. Minha sensação é que estou usando minha nova posição de número 1 para colocar mais pressão sobre minhas rivais. Estou muito feliz que você pode fazê-lo assim e que isso é de ajuda para mim. Sinto que minha confiança está maior", destacou a tenista que mais uma vez reforçou a influência que tem de Rafael Nadal:
"Quando eu era pequena, eu costumava jogar minha raquete. Infelizmente, Rafa não me influenciou para isso, mas consegui impedir. Parei de fazer isso quando fiz 15 anos, quando pude refletir mais e não apenas brincar com minhas emoções. Rafa tem sido uma grande inspiração para mim. Não é que ele estivesse anotando como jogou em uma agenda e tentando fazer o mesmo, porque, antes de tudo, ele é um homem. Para nós, é muito difícil jogar como eles, porque eles têm mais força. Mas eu sempre quis fazer topspin como ele, então, nesse sentido, ele me influenciou muito."
A tenista disse que quer fazer dupla mista com Nadal algum dia: "Ah, eu adoraria! Seria uma ótima experiência. Mas há quanto tempo ele não joga mistas ? (…) Prefiro focar apenas em simples".
Após se tornar número 1, Swiatek destacou o que adaptou em seu jogo: "Comecei a ser mais agressiva e proativa em quadra. Nisso, meu treinador me ajudou muito. O trabalho que temos feito, mesmo na temporada passada, deu certo de alguma forma. No ano passado ganhei muita experiência e consegui seguir em frente. Também tenho trabalhado muito os aspectos físicos e mentais com minha psicóloga".
Campeã de Roland Garros em 2020, se vencer o bicampeonato, Iga será a recordista geral com 35 triunfos. Serena Williams tem 34.