A tcheca ex-número 1 do mundo e atual 8ª, Karolina Pliskova, foi surpreendida pela francesa Leolia Jeanjean, 227ª da WTA, e está fora de Roland Garros. Aos 26 anos, Jeanjean nunca havia disputado a chave principal de um torneio do Grand Slam.
Abrindo a programação da quadra Simonne Mathieu, Jeanjean precisou de 1h15 para fechar o placar em 6/2 6/2 tendo convertido um ace contra dois de Pliskova, que cometeu as cinco duplas-faltas da partida e 28 erros não-forçados a 18 da francesa, que disparou 17 bolas vencedoras contra 21 da tcheca.
Vindo de sua primeira grande campanha no ano quando fez semifinal em Estrasburgo, Pliskova segue seu martírio na temporada 2020 e Roland Garros foi o 7º torneio da temporada em que ela sequer conseguiu vencer duas partidas consecutivas, em 8 torneios disputados.
Esta foi a primeira vitória de Jeajean sobre uma tenista do top 10. A francesa segue seu sonho em Paris e aguarda pela vencedora do duelo entre a cazaque Ekaterina Alexandrova e a romena Irina Camelia Begu.