A confiança da número 1 do mundo, a polonesa Iga Swiatek, segue altíssima e a levou às quartas de final do WTA 1000 de Roma, após virar set dificilíssimo contra a ex-número 1 do mundo e atual 16ª, a bielorrussa Victoria Azarenka.
Atual campeã do torneio italiano, Swiatek precisou de 1h57 para chegar a sua 25ª vitória consecutiva no ano com placar de 6/4 6/1 tendo convertido o mesmo número de aces de Vika, dois, e cometido três duplas-faltas contra seis da bielorrussa, que venceu a mesma porcentagem de primeiro serviço da polonesa, 52%.
Azarenka teve um início de jogo melhor, trabalhando muito firme na devolução, pressionou a polonesa que buscou tentar dominar com forehad. Assim, com duas quebras, Vika abriu 3/0 no placar, mas viu a polonesa não se render e vencer 5 games em sequência, com quebras no 4º e 6º games. Azarenka não se rendeu, voltou a romper o saque da polonesa sacando para o set, mas não confirmou na sequência e perdeu a primeira parcial após 1h19 de batalha.
No set seguinte, Swiatek voltou a ser quebrada no primeiro game, mas devolveu a quebra na sequência e venceu seis games consecutivos, aplicando o 'pneu moral', com quebras nos 2º, 4º e 6º games para se garantir nas quartas de final.
Em busca de vaga na semifinal, Swiatek encara a canadense Bianca Andreescu, 90ª, que venceu a croata Petra Martic, 47ª, em um duplo 6/4.
Andreescu e Swiatek nunca se enfrentaram no circuito profissional.