Em sua estreia no tradicional Foro Itálico de Roma, a espanhola Paula Badosa, 2ª da WTA, não se sentiu intimidada e conquistou uma sólida vitória sobre a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich, 50ª, e se garantiu nas 8ªs onde encara Daria Kasatkina.
Jogando o tradicional torneio romano pela primeira vez na carreira, Badosa não sentiu a pressão de ser a segunda favorita e após 1h19 fechou o placar em 6/2 6/1 tendo convertido cinco aces contra um de Sasnovich, que cometeu uma dupla-falta contra seis da espanhola, que venceu 70% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 44% de aproveitamento da bielorrussa.
Nas oitavas de final, Badosa encara a russa Daria Kasatkina, 23ª, que virou contra a canadense Leylah Fernandez, 18ª, após 2g47 com placar de 4/6 6/3 7/6 (2).
Badosa e Kasatkina já se enfrentaram uma vez no circuito profissional, com vitória da espanhola. O duelo entre elas foi pela semifinal do WTA de Sidney, na Austrália, torneio em piso rápido.
Collins bate Halep e encara Anisimova
Sétima favorita na chave de Roma, a americana Danielle Collins precisou de 2h03 para superar a romena Simona Halep, ex-número 1 e atual 21ª, com placar de 7/6 (1) 6/3 tendo convertido três aces contra um da romena, que cometeu o mesmo número de duplas-faltas da americana, quatro, e venceu 59% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 47% de aproveitamento de Halep.
A campeã do torneio italiano em 2020 contou com apoio da torcida e de compatriotas presentes ao Foro Itálico, mas viu a adversária se garantir nas oitavas de final, onde encara a americana Amanda Anisimova.
Collins e Anisimova nunca se enfrentaram no circuito profissional.