Atual campeã do WTA 1000 de Roma, na Itália, a polonesa número 1 do mundo, Iga Swiatek, confirmou seu favoritismo diante da romena Gabriela Ruse, 57ª, e está nas oitavas de final do torneio, onde encara a bielorrussa Victoria Azarenka.
Principal favorita, Swiatek estreou no torneio italiano com apoio presencial da ex-top 2 Agniezska Radwanska e da torcida local. Assim, precisou de 1h09 para fechar o placar em 6/3 6/0 tendo vencido 74% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 41% de aproveitamento de Ruse, que converteu o único ace da partida e cometeu o mesmo número de duplas-faltas da polonesa três.
Firme na devolução de saque, e buscando encurtar ao máximo as trocas de bola, Swiatek comentou a partida quebrando o saque de Ruse e abriu 4/1 com nova quebra no 5º game. A romena tentou reagir, devolveu uma das quebras na sequência e seguiu trocando quebras entre o 7º e 9º games.
Após a reação da adversária e alguns erros seus em quadra no fim do 1º set, Swiatek entrou afiada na devolução e trabalhando bem com forehand conquistou quebras nos 2º, 4º e 6º games, e sem ser ameaçada aplicou o pneu.
Nas oitavas de final do torneio, Swiatek encara a bielorrussa Victoria Azarenka, que venceu a chinesa Shuai Zhang em 6/2 6/0.
Azarenka e Swiatek se enfrentaram duas vezes no circuito profissional com uma vitória para cara tenista.