O grego Stefanos Tsitsipas, quinto da ATP, alcançou sua 10ª no saibro na temporada 2022 ao superar o russo Andrey Rublev, 8º, e se garantir na semifinal do Masters de Madri. Tsitsipas encara o atual campeão do torneio, Alexander Zverev.
Quarto favorito do torneio, Tsitsipas precisou de 2h para fechar o placar em 6/3 2/6 6/4 tendo convertido 10 aces contra cinco de Rublev, que cometeu cinco duplas-faltas contra uma do grego, que venceu a mesma porcentagem de aproveitamento de primeiro serviço do rival, 81%.
O grego começou a partida devolvendo saque devolvendo bolas fundas e teve muitas dificuldades para converter a quebra no 2º game no 5º breakpoint, abriu 3/0 e administrou no placar.
Na segunda etapa, Rublev manteve o equilíbrio do fim do primeiro set e empatou a partida vencendo quatro games em sequência com quebras no 6º e 8 games e forçou o set decisivo.
O equilíbrio da partida se manteve no set decisivo e apenas no 9º game o grego conquistou quebra e sacou firme para fechar o jogo.
Atual campeão do torneio madrilenho, Tsitsipas encara o alemão Alexander Zverev, 3º, que venceu o canadense Felix Auger Aliassime, 10º, em 6/3 7/5.