A tunisiana Ons Jabeur, 10ª da WTA, conquistou uma tranquila vitória sobre a ex-número 1 e atual 21ª, a romena Simona Halep, para se garantir na semifinal do WTA 1000 de Madri, onde a romena é bicampeã. Madri terá campeã inédita.
Fazendo primeiro jogo da programação desta quarta-feira, Jabeur precisou de 1h09 para fechar o placar em 6/3 6/2 tendo convertido dois aces contra um de Halep, que venceu 57% dos pontos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 78% de aproveitamento da tunisiana.
Buscando impor seu jogo firme da linha de base, buscando movimentar a adversária, Halep teve dificuldades, mas conquistou a primeira quebra da partida no 3º game, mas não sustentou na sequência e perdeu quatro games consecutivos, com a rival trabalhando para encurtar os pontos e muito firme na devolução funda, conquistando assim quebras no 4º e 6º games, abrindo 5/2 e administrando.
Absolutely brilliant! ✨✨✨@Ons_Jabeur | @WTA | @WTA_Espanol #MMOPEN pic.twitter.com/439aekBh50
— #MMOPEN (@MutuaMadridOpen) May 4, 2022
Na segunda etapa, após início equilibrado de set, Jabeur manteve-se com a mesma tática, muito sólida na devolução e venceu cinco games em sequência, conquistando quebras no 5º e 7º games, abrindo novamente 5/2 e sacando para o jogo.
Com a queda de Simona Halep, o WTA 1000 de Madri terá uma campeã inédita, já que nenhuma das outras quadrifinalistas já venceu a competição.
Ons Jabeur encara a qualifier russa Ekaterina Alexandrova, 45ª, que derrotou a americana Amanda Anisimova, 33ª, em 6/4 6/3 após 1h29.
Alexandrova tornou-se a 3ª qualifier da história a chegar à semifinal em Madri, antes dela apenas a tcheca Lucie Hradecka (2012) e a americana Louisa Chirico (2016) conquistaram tal feito.
Jabeur e Alexandrova já se enfrentaram 7 vezes no circuito profissional e a russa levou a melhor em 6 oportunidades. Esta será a primeira vez que elas se enfrentam na temporada 2022.