Carlos Alcaraz, de 18 anos, nono do mundo, destacou a diferença de sentimentos do ano passado para este em sua chegada ao torneio Masters 1000 de Madri, na Espanha. Ele se vê como um dos protagonistas desta vez.
“Não tem sido fácil jogar na quadra Manolo Santana, há muitos detalhes como sol e sombra, as arquibancadas atrás, aspectos que é preciso entender aos poucos, mas é claro que é bom para mim jogar em duplas. para finalizar esses detalhes. É sempre difícil jogar nestas quadras”, disse o tenista que atuou nas duplas vencendo com Marc Lopez. Ele descreveu o sentimento de jogar em casa após vencer Miami, Barcelona e o Rio Open,
“Desde o primeiro ponto que notei, até o último. Tudo tem sido espetacular, as pessoas vêm muito me ver nos treinos, desde o primeiro dia que senti esse carinho e a verdade é que me sinto sortudo por poder viver esses momentos. Não é fácil jogar em casa, há muita expectativa, muita gente querendo que você se saia bem, mas eu sou um menino que dá a volta por cima, me levo com aquela motivação extra. Jogando em casa e com seu povo, nesses momentos difíceis tudo te ajuda a progredir”.
O tenista apontou seu crescimento: "Cresci muito como jogador e como pessoa. No ano passado vim jogar este torneio para viver uma nova experiência e para me comparar aos melhores jogadores do mundo; Hoje me considero um deles. Neste momento sou o nº 9 do mundo, amadureci muito, vejo os jogos de forma diferente. Acho que posso ganhar todos os jogos, antes eu via tudo com um pouco mais de incerteza, me via menor em tudo”.
"Em todos os torneios que vou, acho que posso vencer, acho que tenho o nível e o físico para poder fazê-lo, mas isso é tênis e tudo pode acontecer em todas as partidas. Sinto-me preparado, com o nível e a confiança para conseguir um grande resultado aqui".
Sobre um hipotético duelo de quartas de final contra Rafael Nadal, Alcaraz minimizou: "É um Masters 1000, aqui todas as partidas são super complicadas, possivelmente a primeira rodada pode ser como a final de um ATP. No final você tem que ir jogo a jogo, mas espero jogar novamente contra o Rafa um ano depois", finalizou o tenista que ano passado cruzou com Rafa no torneio espanhol e foi derrotado.