Em dia de rodada dupla em Barcelona, o jovem Carlos Alcaraz, ficou quase 5h em quadra, mas sagrou-se campeão do torneio ao bater na grande final o compatriota Pablo Carreño Busta, 19º. Barcelona é o 2º ATP 500 da carreira do pupilo de Juan Carlos Ferrero.
Cerca de 2h depois de salvar dois match-points em batalha de 3h43 contra o australiano Alex De Minaur, o espanhol Carlos Alcaraz, de apenas 18 anos, encarou 1h07 de partida contra o compatriota Pablo Carreño Busta, que vinha de vitória de 1h40 sobre o argentino Diego Schwartzman, e levou a melhor.
Jogando de maneira bastante agressiva da linha de base e evitando longas trocas de bola, o pupilo de Ferrero pressionou Carreño e fechou o placar 6/3 6/2 tendo convertido os dois aces da partida e vencido 88% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 56% de aproveitamento de Carreño, que cometeu o mesmo número de duplas-faltas de Alcaraz, uma.
Este é o 3º título em nível ATP de Alcaraz no ano, e o 2º ATP 500. Campeão no Rio Open e no Masters de Miami, está é a primeira vez que o jovem vence um torneio ATP em sua terra natal.
"Isso significa muito pra mim. Eu assistido ao torneio desde que era criança. Eu sempre quis jogar esse torneio e claro, quis estar apto a vencê-lo. Estou muito, muito feliz de ser parte desta lista [histórica] espanhola", disse Alcaraz em entrevista em quadra.
The moment @alcarazcarlos03 overcame Carreño Busta in Barcelona to win his third title of the season...#BCNOpenBS pic.twitter.com/YAavIVFG9x
— Tennis TV (@TennisTV) April 24, 2022