Aos 18 anos, o espanhol Carlos Alcaraz, 11 da ATP, tornou-se o nono tenista mais jovem da história a alcançar o top 10 da ATP, após vencer um jogo nervoso com o grego Stefanos Tsitsipas, 5º, e se garantir na semifinal do ATP 500 de Barcelona.
Jogando com apoio massivo de uma barulhenta torcida e com o histórico de duas vitórias sobre o rival, Carlos Alcaraz precisou de 2h12 para fechar o placar em 6/4 5/7 6/2 tendo convertido um ace contra três do grego, que cometeu o mesmo número de duplas-faltas do espanhol, duas, e venceu 65% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 71% de aproveitamento de Alcaraz.
Em busca de vaga na grande final em Barcelona, Alcaraz enfrenta o australiano Alex De Minaur, que venceu o britânico Camern Norrie em 6/3 5/7 6/1.
A derrota de Norrie e a vitória de Alcaraz, garante o espanhol no top 10 na próxima segunda-feira, independente do resultado deste sábado.
O jogo
A partida teve um início bastante equilibrado, com os tenistas confirmando bem seus games de saques, até que o espanhol conquistou a quebra na chance que teve, no 9º game e fechou a parcial após um erro do grego, que aparentemente tentou o acertar com a bola.
Tension on set point...@alcarazcarlos03 wins the first as the crowd get involved in Barcelona 😶#BCNOpenBS pic.twitter.com/eRrPI2lELA
— Tennis TV (@TennisTV) April 22, 2022
Na parcial seguinte, Alcaraz entrou determinado a encerrar rapidamente a partida, abriu 4/1 jogando muito firme e dominando até games de devolução, conquistou quebras no 3º e 5º games e achou que tinha o controle do jogo. Assim, o espanhol arriscou mais bolas curtas, pontos mais de linha de base e cometeu alguns erros. Tsitsipas sentiu o momento e colocou sua experiência em quadra, trabalhando forte com forehand angulado e assim virou a parcial com quebras no 6º, 8º e 12º games.
No set decisivo, Alcaraz aproveitou o intervalo para ir ao vestiário. Voltando, entrou firme, abriu 3/0 com quebras nos 1º e 3º games. Foi aí o momento em que Tsitsipas, no intervalo de games, foi ao banheiro e trocar de uniforme, o que não é permitido pela regra de pausa. No retorno à quadra, o grego tomou uma penalização e perdeu o game, brigou com o árbitro e viu o espanhol abrir 4/0 e ir administrando.