O Brasil encerrou invicto a fase de classificação do Zonal Americano da Billie Jean King Cup - a Copa do Mundo do Tênis Feminino.
Nesta sexta-feira, após a vitória por 3 a 0 sobre a Colômbia, a equipe confirmou a liderança do Grupo A do torneio que é realizado no Equador. Neste sábado, o compromisso da seleção é contra o Chile, em embate que vale a classificação para a fase de Playoffs da competição, que será em novembro.
Depois de um duro confronto contra a Argentina na quinta-feira, nesta sexta-feira a capitã Roberta Burzagli decidiu poupar Beatriz Haddad Maia (61ª). Assim, as escolhidas para as partidas de simples foram Laura Pigossi (126ª) e Carolina Meligeni (216ª).
A primeira a ir para a quadra em Salinas foi Carol Meligeni. Ela enfrentou a colombiana Yuliana Lizarazo (442ª) e mostrou firmeza para fechar o duelo em duplo 7/5, com 1h54min de duração.
"Eu me senti bem na maior parte do jogo. Cheguei a abrir 5-1 no primeiro set e ela conseguiu a recuperação. Mesmo assim, eu consegui fazer a diferença para conquistar esse ponto tão importante para o Brasil, que nos deu a classificação", analisa Meligeni.
No segundo duelo do dia, Laura Pigossi teve um primeiro set tranquilo contra Maria Herazo (450ª), fechando a parcial em 6/0. Apesar da melhora da rival no segundo set, Laura conseguiu fechar em 6/4 para confirmar mais um triunfo brasileiro em 1h09min.
"Depois do longo jogo que tive na quinta-feira contra a Argentina, hoje entrei focada para encurtar os pontos. Tentei ser mais agressiva desde o início da partida e acredito que isso fez a diferença para vencer", avalia Pigossi.
Apesar da vitória da equipe brasileira já garantida, os dois times voltaram à quadra para o jogo das duplas. Gabriela Cé e Rebeca Pereira venceram Maria Perez-Garcia e Antonia Samudio por 6/4 e 6/3.
Sábado decisivo na Billie Jean King Cup
Com as vitórias sobre Guatemala, Argentina e Colômbia, o Brasil confirmou a primeira colocação no Grupo A da Billie Jean King Cup, com a Argentina encerrando na segunda colocação. Neste sábado, o Time Brasil BRB duela contra o Chile, segundo lugar do Grupo B, enquanto a Argentina encara o México, que terminou o Grupo B na liderança. Os vencedores dos dois confrontos se classificam para os Playoffs da Billie Jean King Cup.
A equipe chilena é composta por Barbara Gatica (242ª), Daniela Seguel (252ª), Fernanda Astete (847ª), Fernanda Labrana (970ª) e Alexa Guarachi (24ª no ranking de duplas). A capitã é Belen Luduena.