O italiano Jannik Sinner, número 10 do mundo, já está em Sydney, na Austrália, para a disputa da ATP Cup a partir do próximo sábado, dia 1º de janeiro. Seu treinador, Ricardo Piatti, faz cálculos para o jogador virar top 8 em 2022.
"O objetivo é jogar 55-60 jogos - esse é o número de que você precisa para se qualificar para o ATP Finals Pelo nível dos torneios dos quais participa, se chegar a essa quantidade de jogos com certeza vai terminar entre os 8 primeiros do mundo", disse Piatti.
"Tendo disputado 13 novos torneios, onde nunca estivemos antes. Ter visto lugares onde nunca esteve antes e ter experimentado condições diferentes entre eles é um fator muito importante que será útil em 2022".
"Para dar um exemplo, Madri e Barcelona são dois torneios no saibro e na Espanha, mas devido às condições de jogo requerem duas formas diferentes de interpretar o jogo. Jannik foi bem em Barcelona e depois em Madri perdeu para o Popyrin porque jogou como em Barcelona. Quando regressar a Madri, em 2022, saberá que se trata de um torneio que, pelo fato de se disputar com altitude, exige medidas semelhantes às dos jogos indoor".
Piatti explica o foco no trabalho para Sinner: "Estamos trabalhando muito no serviço e na agressividade. O Jannik deve saber trocar a bola, abrir a quadra e vir para a rede para fechar o ponto. Tem que fazer o adversário pensar mais ”, finaliza Piatti.
"Para nós será como se a temporada terminasse depois do Aberto da Austrália - disse Piatti -. Depois de Melbourne, pararemos para uma semana de férias. Depois Rotterdam, Dubai, Davis e os torneios americanos".