A ATP divulgou, nesta quarta-feira, os vencedores de duas categorias de seu prêmio anual e o russo Aslan Karatsev 18º da ATP, levou na categoria "Melhor Evolução" da temporada. O russo comemorou o prêmio: "Significa muito pra mim".
O russo de 28 anos tem uma história de superação incrível, tendo sofrido uma séria lesão no joelho que o tirou do circuito profissional por 2 anos. Abriu a complicada temporada de 2020 como 289º do mundo e entrou 2021 como 114º e chegou a ser 15º.
Sua virada de chave veio já no Australian Open, onde disputou sua primeira chave principal de torneio do Grand Slam e chegou às semifinais, batendo pelo caminho nomes como Grigor Dimitrov, Diego Schwartzman e Felix Auger Aliassime. Sua campanha histórica parou em Novak Djokovic, número 1 do mundo, que ficou com o título.
"Estou muito feliz por ganhar esse prêmio", disse o tenista ao site da ATP. "Significa muito para mim e estou muito feliz por ter conseguido isso. Muito obrigado!", completou ele que foi votado pelos colegas.
Na temporada, Karatsev conquistou seus dois primeiros títulos em nível ATP, o primeiro deles ainda em março, no ATP 500 de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e o segundo em setembro, pelo ATP 250 de Moscou, na Rússia.
Concorreram nesta categoria o norueguês Casper Ruud, o espanhol Carlos Alcaraz e o britânico Cameron Norrie.