O perfil europeu da agência de notícias estatal da China (CGTN) publicou em seu perfil no Twitter um suposto e-mail que teria sido enviado pela campeã de dois títulos do Grand Slam, Peng Shuai, ao CEO da WTA, Steven Simon.
No suposto e-mail, a mensagem questiona o posicionamento da associação das tenistas profissionais (WTA) pedindo informações sobre a segurança da tenista e até afirmando que poderia reavaliar as atividades do circuito feminino no país asiático.
"A respeito das notícias recentes publicadas no site da WTA, o conteúdo não foi confirmado ou verificado comigo e foi publicado sem meu consentimento. As informações no texto, incluindo a parte que alega violência sexual, não é verdade. Não estou desaparecida, nem em risco. Tenho estado em casa descansando e tudo está bem. Obrigada novamente por se importarem comigo", escreve, supostamente no e-mail Peng Shuai.
Apesar da publicação do suposto, a CGTN não avança com mais informações e não apresenta provas informativas, como imagens ou vídeo da tenista, confirmando a veracidade do e-mail.
Ainda sobre o caso da tenista, o Comitê Olímpico Internacional (COI) afirmou em comunicado enviado ao iNews, que tem monitorado a situação e teria informações de que a tenista está segura. COI e o governo de Pequim estão nos últimos preparativos para a disputa dos Jogos Olímpicos de Inverno, que serão celebrados em janeiro de 2002 na capital chinesa.
Chinese tennis star Peng Shuai has sent an email to Steve Simon, the WTA Chairman & CEO, CGTN has learned. The email reads: pic.twitter.com/jb6yXwxENA
— CGTN Europe (@CGTNEurope) November 17, 2021