Principal favorito na disputa do Next Gen Finals de Milão, na Itália, o espanhol Carlos Alcaraz, 32º da ATP, dominou o argentino Sebastian Baez, 111º, e se garantiu na grande final do torneio onde encara o americano Sebastian Korda por título milionário.
Tendo perdido apenas um set em todo o torneio até o momento, Alcaraz precisou de 1h04 para superar Baez em 4/2 4/1 4/2 tendo disparado os sets aces da partida e vencido 84% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 53% de aproveitamento do argentino.
Trabalhando muito bem com saque aberto e buscando afastar o rival da linha de base, Alcaraz conseguiu se impor e firme na devolução de saque, movimentou o argentino, que cometeu erros e foi quebrado no 3º game da disputa e viu Alcaraz abrir 3/1 no primeiro set.
O sistema de jogo manteve-se o mesmo no segundo set, e Alcaraz saiu quebrando o argentino, abriu 2/0 e administrando, conquistou nova quebra no 5º game fechando a parcial.
No terceiro set, Baez encontrou um ritmo para devolução de saque, equilibrou a disputa, mas acabou quebrado no 6º game se despedindo assim de Milão.
Invicto no torneio, Alcaraz encara o americano Sebatsian Korda, 38º, que venceu o compatriota Brandon Nakashima.
Este será o primeiro confronto entre Alcaraz e Korda no circuito.
Se Alcaraz vencer o torneio, embolsará além da premiação total, o valor de R$ 2.194.000 por vencer o torneio sme perder jogos.