A espanhola ex-número 1 e atual 5º, Garbiñe Muguruza conversou com os jornalistas em Guadalajara, no México, antes da disputa do WTA Finals e falou do grande momento do tênis feminino espanhol e de Guadalajara ser inspiração para a região.
Muguruza foi questionada sobre como foi preparar-se para ir ao México, quando o normal neste período do ano seria viajar para a Ásia, em especial a China, que cancelou todos os torneios na região em razão da pandemia da Covid-19.
"Guadalajara fez uma grande aposta para sediar o torneio mais importante ou um dos mais importantes do ano e, consequentemente, o México se posiciona como uma referência na região. Espero que outros países latino-americanos sigam este exemplo de coragem", disse a tenista que revelou que ela, as colegas e suas equipes estão "impressionados" com a atenção aos detalhes na organização do evento que reúne as oito melhores do ano.
Pupila de Conchita Martinez, que liderou o grande auge do tênis espanhol feminino nos anos 1990 ao lado de Arantxa Sanchéz Vicaria, Muguruza foi questionada sobre o novo grande momento do tênis feminino espanhol, já que além dela, Paula Badosa está no top 10 e jogando o Finals.
"Antes eram os meninos, agora é a vez das meninas. O tênis espanhol está no topo, Paula tem jogado de maneira espetacular e espero que possamos seguir em frente. Já se passou muito tempo, 21 anos, desde que duas jogadoras espanholas se classificaram para o Finals. É uma grande conquista ter duas jogadores no topo da elite", concluiu.